Notícias

UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso Saúde da pessoa com deficiência na adolescência

A capacitação tem como objetivo contribuir na qualificação do cuidado integral ao adolescente PcD na Atenção Primária à Saúde

Quase 30% das pessoas com deficiência no Brasil são adolescentes, de acordo com os dados do IBGE 2019. Buscando qualificar o cuidado direcionado a essa parcela da sociedade de forma integrada, multidisciplinar e intersetorial, com ênfase na Atenção Primária à Saúde, a UNA-SUS/UFMA abriu as inscrições para o curso “Saúde da pessoa com deficiência na adolescência”. As matrículas podem ser realizadas AQUI e seguirão até o dia 11 de julho de 2022. 

A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/MS). 

Com carga horária de 20 horas e início imediato, o curso é gratuito e ofertado na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutores. O público-alvo são profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde no contexto do SUS.

A oportunidade educacional é disponibilizada em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e como em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, tais como: e-books e infográficos, além de situações de aprendizagem ilustradas e contextualizadas e uma seleção de materiais complementares sobre o tema.

TEMÁTICAS ABORDADAS

A capacitação tem como objetivo contribuir na qualificação do cuidado integral ao adolescente PcD, abordando aspectos como crescimento e desenvolvimento; acolhimento e o processo de reabilitação; interdisciplinaridade e intersetorialidade. Dessa forma, o curso discutirá os seguintes eixos temáticos: O adolescente com deficiência; A Atenção Primária em Saúde como ambiente de apoio ao adolescente com deficiência; O processo de reabilitação do adolescente com deficiência; e Interdisciplinaridade e intersetorialidade no cuidado ao adolescente com deficiência.

CERTIFICAÇÃO 

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA. 

Cadastrado Por: Vinícius Menezes
Ultima edição Por: Vinícius Menezes
Data de Publicação: 26/04/2022