Notícias

NA MÍDIA: Psicóloga Steffi de Castro ressalta a importância do curso “Atenção à Reabilitação da Pessoa com TEA”

Oferta segue com inscrições abertas até 30 de novembro

Nessa segunda-feira, 18, o Núcleo de Produção Audiovisual da UFMA divulgou a entrevista realizada com a psicóloga e designer instrucional da UNA-SUS/UFMA, Steffi de Castro, sobre o curso on-line Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), que segue com inscrições abertas até 30 de novembro. 

No mês dedicado à conscientização sobre o autismo, a entrevista abordou a importância da capacitação com o intuito de promover inclusão e respeito sobre os indivíduos que apresentam TEA. Conhecer a história e epidemiologia do Transtorno do Espectro do Autismo, bem como o seu acompanhamento e atendimento no SUS, com enfoque na habilitação e reabilitação dessa população para a sua efetiva inclusão, são alguns dos temas abordados nesta oferta educacional.

As dificuldades no diagnóstico da pessoa com autismo foram um dos pontos abordados na entrevista. "Diagnosticar o autismo não é uma tarefa fácil, nem igual para todas as pessoas. A família e os profissionais de saúde devem ficar atentos ao que chamamos de indicadores de desenvolvimento", ressaltou Steffi.

Com carga horária de 30 horas, o curso é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da UNA-SUS/UFMA, e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência -, do Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

Assista a entrevista na íntegra, disponível no Canal Institucional da UFMA, no Youtube.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 19/04/2022