Notícias

UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso Atenção à saúde das mulheres com deficiência

O curso é gratuito, ofertado na modalidade a distância e possui diversos recursos de aprendizagem, tais como material em PDF, e-book, infográfico, game e questionário.

Com o objetivo de qualificar o cuidado direcionado à população feminina PcD com foco na promoção do bem-estar, reabilitação, saúde mental, sexual e reprodutiva, e no manejo clínico do problemas mais comuns enfrentados por esse público, a UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso “Atenção à saúde das mulheres com deficiência”. As matrículas podem ser realizadas AQUI e seguem abertas até o dia 3 de outubro de 2022.

A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/MS). 

A capacitação é gratuita, ofertada na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional (sem a mediação de tutores) e possui início imediato. O público-alvo são profissionais que atuam no SUS envolvidos no cuidado à pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados na temática abordada. 

Com carga horária de 30 horas, a oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução em Libras) e conta também com versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, tais como: material em PDF, e-book, infográfico, game e questionário.

Temáticas abordadas

O curso apresenta os seguintes conteúdos: Marcos históricos e epidemiologia da deficiência em mulheres; Acessibilidade às mulheres com deficiência e/ou com mobilidade reduzida; Violência contra mulheres com deficiência e/ou com mobilidade reduzida; Atenção integral à saúde da mulher com deficiência e/ou com mobilidade reduzida; Reabilitação e Saúde Mental; Saúde sexual, saúde reprodutiva e saúde mental da mulher com deficiência; e Manejo clínico de problemas mais comuns enfrentados pelas mulheres com deficiência e/ou com mobilidade reduzida. 

Certificação 

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA. 

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão. 


Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA

Cadastrado Por: Vinícius Menezes
Ultima edição Por: Vinícius Menezes
Data de Publicação: 13/04/2022