UNA-SUS/UFMA abre novas inscrições para o curso Reabilitação do Paciente com Condições pós-covid

A nova etapa de matrículas vai de 8 de abril a 3 de outubro

Compreender os processos de reabilitação motora, neurofuncional, cardiorrespiratória, assim como os das funções mentais, cognitivas e psicológicas em pessoas recuperadas da covid-19 (SARS-CoV-2), mas que apresentaram sintomas tardios ou complicações de saúde em decorrência da doença é o objetivo central do curso “Reabilitação do paciente com condições pós-covid” da UNA-SUS/UFMA. As inscrições podem ser realizadas por meio do SAITE AVA até 3 de outubro.

A capacitação, fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA), possui carga horária de 45 horas e início imediato, sendo ofertada na modalidade a distância (autoinstrucional).

O público-alvo são profissionais que atuam no processo de reabilitação no âmbito hospitalar, ambulatorial e domiciliar, tais como: médicos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, profissionais das equipes da Atenção Primária, entre outros e demais interessados pela temática.

Temáticas abordadas

A covid-19 é responsável por diferentes manifestações no corpo da pessoa infectada, que podem ser classificadas em sintomas respiratórios, musculoesqueléticos, digestivos e até neurológicos. De quadros moderados a graves, diversos pacientes podem continuar a sofrer de efeitos tardios da doença. Condições com duração indeterminada que demandam intervenções específicas.

Dessa maneira, o curso apresenta três unidades contendo os seguintes conteúdos: Unidade 01: Reabilitação neurofuncional do paciente com condições pós-covid; Unidade 02: Reabilitação cardiorrespiratória do paciente com condições pós-covid; Unidade 03: Reabilitação das funções mentais, cognitivas e psicológicas após quadro de covid-19.

Diferencial e originalidade

O curso é disponibilizado em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras), sendo também desenvolvido em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação, tais como: infográficos, material em PDF, recurso multimídia, vídeos, podcast e questionário.

Certificação

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

Data de Publicação: 08/04/2022