Notícias

UNA-SUS/UFMA REALIZA TREINAMENTO ONLINE SOBRE APLICAÇÃO DE ACESSIBILIDADE EM RECURSOS EDUCACIONAIS

O encontro apresentou técnicas relacionadas ao processo de audiodescrição destinada a recursos gráficos, vídeos e complementos de como fazer a reprodução acessível de podcasts.


Acessibilidade. Mais que uma palavra, um propósito que permeia a educação e o próprio entendimento do que é saúde. Buscando aprimorar cada vez mais seus projetos educacionais, a UNA-SUS/UFMA promoveu um treinamento online, para apresentar conceitos e modelos pedagógicos com base nas premissas de inclusão social, direcionado ao  Ensino a Distância.


Participaram do encontro os membros das equipes multidisciplinares que integram o projeto UNA-SUS/UFMA, envolvidos direta ou indiretamente na produção de recursos educacionais (pedagógico, comunicação, design e tecnologia). A atividade foi organizada em um formato dialógico, com espaço para tirar dúvidas ao final de cada apresentação a respeito da temática abordada. 


TECNOLOGIAS ASSISTIVAS


Pensar a inclusão no âmbito educacional, é pensar a produção de tecnologias que assegurem, em todos os níveis e modalidades, o acesso e a aprendizagem plena da pessoa com deficiência. Essas ferramentas são conhecidas como tecnologias assistivas, por dissolverem barreiras e contribuírem no processo de desenvolvimento acadêmico e social desse público. 


Nos últimos anos, a UNA-SUS/UFMA tem voltado seus esforços para ampliar, de maneira cada vez mais efetiva, o acesso à educação continuada em saúde a todos os âmbitos sociais. Nesse tocante, o encontro apresentou técnicas relacionadas ao processo de audiodescrição destinada a recursos gráficos, vídeos e complementos de como fazer a reprodução acessível de podcasts


Além do desenvolvimento e oferta de cursos para atender as necessidades da pessoa com deficiência de maneira especializada, a instituição disponibiliza ferramentas e tecnologias assistivas em seu ambiente virtual de aprendizagem para os cursistas que compõem essa parcela da população. É o compromisso da instituição com a democratização do conhecimento, pois a inclusão depende do empenho conjunto de todos nós! 


Texto: Núcleo de Comunicação e Design

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 11/08/2021