UNA-SUS/UFMA lança 6 novas ofertas no primeiro trimestre de 2022

Confira!

A contribuição da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) para a educação em saúde e educação a distância tem sido intensa. No decorrer do primeiro trimestre de 2022, o programa governamental, coordenado pelo Ministério da Saúde, lançou seis novas ofertas no ambiente virtual de aprendizagem - o SAITE AVA

As capacitações abordam temas como paralisia cerebral, caderneta da criança, intoxicação, anafilaxia, saúde bucal e traumatismo cranioencefálico. Os cursos são gratuitos, autoinstrucionais e têm início imediato. Todos possuem carga horária de 30 horas e cabem nas mais diversas rotinas e agendas. O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde, acadêmicos e demais interessados na temática abordada.

As novas ofertas somam-se às outras 15 disponíveis na UNA-SUS/UFMA, totalizando 21 cursos com inscrições abertas. De acordo com o último boletim de monitoramento, realizado no período de 7 de janeiro a 28 de março, houve um aumento no número de inscritos de 110.039 nos cursos vigentes e um crescimento de cerca de 22.008 novas matrículas no AVA.

“A expressividade da UNA-SUS/UFMA no cenário educacional e de tecnologias da informação e comunicação deve-se à sua estruturação robusta e consolidada, com uma equipe multidisciplinar que atua de forma harmônica e colaborativa, sempre na busca pela excelência de suas ofertas. Para o campo da saúde, a formação de profissionais em cursos de extensão e aprimoramento representa os avanços que a área terá no futuro, além de garantir uma renomada qualificação chancelada pela UFMA e um diferencial no mercado de trabalho”, afirmou a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA e diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Confira as ofertas:

Cuidado em casos de mordedura de animais e intoxicação por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos

Casos de mordeduras por animais e intoxicação aguda por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos são comuns nas Unidades de Atenção e demandam estratégias de atendimento específicas.Com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde na assistência correta a essas demandas, a UNA-SUS/UFMA está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto.

Caderneta da Criança: Instrumento intersetorial para promoção da atenção integral à saúde da criança

O Ministério da Saúde iniciou a distribuição de 10 milhões de exemplares da terceira edição da Caderneta da Criança - Passaporte da Cidadania. Com o recebimento, estados e municípios deverão destinar os materiais para todas as maternidades públicas e privadas do país. De modo a auxiliar os profissionais de saúde e as equipes de atenção quanto à utilização adequada da nova caderneta da criança como mecanismo de vigilância ao bem-estar infantil, a UNA-SUS/UFMA está com inscrições abertas até 31 de julho para o curso.

Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral

Irreversível, complexa e muito comum na infância, a Paralisia Cerebral (PC) é caracterizada por significativas alterações de caráter neurológico que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo do indivíduo em diferentes graus de comprometimento. Com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde quanto à assistência dessa população, a UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso “Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral (PC)”. As matrículas ficam abertas até o dia 31 de julho.

Cuidado em reações anafiláticas

As reações anafiláticas, uma das demandas mais comuns na Atenção Primária à Saúde, são queixas que precisam ser reconhecidas e tratadas em tempo hábil, caso contrário podem evoluir negativamente de forma rápida. Buscando manter os profissionais de saúde atualizados sobre os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde no que diz respeito à assistência correta nesse contexto, a UNA-SUS/UFMA segue com inscrições para o curso até 31 de julho.

Cuidado em Saúde Bucal da pessoa com doença infecciosa transmissível

Considerando a alta prevalência de doenças infecciosas transmissíveis nas unidades de atenção, é essencial que o cirurgião-dentista saiba diagnosticar e tratar as manifestações bucais decorrentes desses agravos. De modo a auxiliar as equipes de odontologia quanto ao atendimento correto nesse tipo de situação, a UNA-SUS/UFMA lança o curso com matrículas até o dia 30 de junho.

Atenção à Pessoa com Traumatismo Cranioencefálico (TCE)

O Traumatismo Cranioencefálico (TCE) é qualquer lesão gerada no crânio responsável por ocasionar alterações anatômicas nessa região e o consequente comprometimento de funções importantes para a Qualidade de Vida (QV) da pessoa diagnosticada. De modo a auxiliar as equipes de saúde quanto ao atendimento correto nesse tipo de situação, a UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso, que está com matrículas abertas até 30 de junho.

Data de Publicação: 01/04/2022