UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso Caderneta da Criança: Instrumento intersetorial para promoção da atenção integral à saúde da criança

Dividido em cinco unidades, a oferta apresenta diferentes recursos de aprendizagem como e-books, infográficos, material em PDF, recursos multimídia, vídeo e questionários

De modo a auxiliar os profissionais de saúde e as equipes de atenção quanto à utilização adequada da caderneta da criança como mecanismo de vigilância ao bem-estar infantil, a UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso “Caderneta da Criança: Instrumento intersetorial para  promoção da atenção integral à saúde da criança”. As matrículas podem ser realizadas AQUI e ficam abertas até o dia 31 de julho de 2022.

A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), com o Ministério da Saúde - por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) em conjunto com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS).

Com carga horária de 30 horas e início imediato, o curso é gratuito e ofertado na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja,  sem a mediação de tutores. O público-alvo são profissionais da saúde de nível médio e superior, inseridos na Atenção Primária à Saúde, e demais interessados nas temáticas apresentadas na capacitação.

A oportunidade educacional é disponibilizada em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras), bem como disponível em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação, tais como: e-books, infográficos, material em PDF, recursos multimídia, vídeo e questionários.

TEMÁTICAS ABORDADAS

O curso tem como enfoque a qualidade multiprofissional e intersetorial da caderneta da criança e a importância desse documento para a organização do cuidado infantil. A oferta está dividida em cinco unidades e apresenta os seguintes conteúdos: Unidade 01 – Intersetorialidade e Atenção Integral à saúde da criança; Unidade 02 – Orientações da Caderneta da Criança para as famílias e os cuidadores; Unidade 03 – A Caderneta da Criança como instrumento de acompanhamento; Unidade 04 – Caderneta da Criança para vigilância do crescimento infantil; Unidade 05 – Caderneta da Criança para vigilância do desenvolvimento infantil.

CERTIFICAÇÃO

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

Data de Publicação: 22/02/2022