Notícias

Transtorno do Espectro do Autismo: Saiba mais sobre o curso que é destaque na UNA-SUS/UFMA

O curso é ofertado na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional e tem início imediato

As pesquisas em torno do Transtorno do Espectro do Autismo, também conhecido pela sigla TEA, avançaram consideravelmente ao longo do tempo. Hoje, sabe-se que o autismo é uma condição complexa e multifatorial, que envolve diversos fatores (genéticos e sociais), nomenclaturas e quadros clínicos específicos e individualizados. 


Nos últimos anos, no Brasil, observou-se uma demanda crescente por serviços em saúde direcionados à pessoa diagnosticada com TEA. Consequentemente, a adoção de políticas públicas e estratégias de educação permanente sobre o assunto tornaram-se um compromisso urgente e desafiador para os gestores e lideranças em saúde do país. 


ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO CONTÍNUA


O curso “Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo” pode ser considerado resultado desses esforços. Nele o aluno entra em contato com a história e epidemiologia do TEA, o fluxograma de acompanhamento e atendimento da pessoa com autismo no SUS, além de conhecer os processos de diagnósticos e comorbidades relacionadas, entre outros assuntos pertinentes, como o apoio e acolhimento à família. E mais o importante: com foco na inclusão. 


E para auxiliar o cursista nessa trajetória, a capacitação vem acompanhada de diversos recursos educacionais para ajudá-lo no processo de ensino-aprendizagem, tornando a experiência educacional mais dinâmica e interativa. Estão presentes no curso materiais como e-book, recurso multimídia, quiz interativo, infográfico, podcast, material em PDF e game.


Os games merecem uma atenção especial. Essa metodologia, também conhecida como gamificação, estimula e desenvolve a tomada de decisão do profissional ao simular práticas clínicas com situações realísticas. A presença dos familiares, a entrevista com os pais e o momento de comunicar o diagnóstico, por exemplo, são explorados também nesse recurso. 


Por isso não perca a oportunidade de se inscrever no curso. As matrículas seguem até o dia 30 de setembro. Aproveite!


Texto: núcleo de comunicação e design

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 09/08/2021