Síndrome de Down: curso na temática é o segundo maior em número de matrículas do programa “Saúde da Pessoa com Deficiência” da UNA-SUS/UFMA

O curso segue com inscrições abertas até 30 de novembro de 2022, gratuitas e com início imediato

Cerca de 300 mil pessoas têm síndrome de Down no país, segundo dados do IBGE 2021, e que para 700 nascidos vivos pelo menos um deve apresentar a alteração genética que influencia em diferentes complicações na saúde. Considerando esses dados e a relevância de cuidados específicos às pessoas com trissomia do cromossomo 21, a Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) segue com inscrições abertas, até 30 de novembro de 2022, para o curso “Atenção à Pessoa com Síndrome de Down”.

Devido a relevância da temática, este curso está tendo grande procura e atualmente tem mais de 14 mil matrículas no AVA da UNA-SUS/UFMA, que faz parte do programa educacional de “Saúde da Pessoa com Deficiência”.

Segundo a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, a oferta tem como objetivo apresentar as particularidades e características da Síndrome de Down e entender a atuação da Rede de Atenção à Saúde voltada para as pessoas com deficiência nesse contexto, além de capacitar o aluno para atender corretamente este público-alvo.

“A difusão do conhecimento para evitar o preconceito, o medo e a desinformação é um dos principais objetivos desta oferta. A forma de enxergar a deficiência se transforma graças à informação, ao cuidado e à dedicação de profissionais da saúde que buscam compreender mais sobre esta síndrome, seu prognóstico e suas possibilidades. Por meio deste curso, será possível conhecer e entender melhor as particularidades e características da Síndrome de Down”, aponta Ana Emilia, que também é diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA).

Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, sendo eles: e-books, vídeos, podcast, game cases, infográfico e material em PDF, disponíveis também em versão para dispositivos móveis.

A capacitação é fruto da parceria entre a DTED/UFMA, por meio da UNA-SUS/UFMA, e Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

Temáticas abordadas

Com carga horária de 30 horas, o curso aborda as seguintes temáticas: Definição da Síndrome de Down (SD); Classificação para a SD (CID e CIF); Diagnóstico clínico; Momento da notícia de suspeita ou diagnóstico de SD; Atenção à saúde das pessoas com SD: zero a 2 anos; 2 a 10 anos; 10 a 19 anos; adulto e idoso; Reabilitação.

Certificação

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

Data de Publicação: 14/01/2022