Com o aumento de novos casos de Covid-19, curso Reabilitação do Paciente com Condições pós-covid da UNA-SUS/UFMA segue com inscrições abertas até 31 de março

O curso é gratuito, com início imediato e ofertado na modalidade a distância (autoinstrucional)

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 24.382 novos casos de Covid-19 em todo o país, segundo dados divulgados no domingo, 9, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Ainda que recuperadas, é comum as pessoas apresentarem sintomas residuais ou desenvolverem novos problemas de saúde. Por isso, a UNA-SUS/UFMA segue com as inscrições abertas, até o dia 31 de março de 2022, para o curso “Reabilitação do paciente com condições pós-covid”.

Até o momento, a capacitação já recebeu mais de 5 mil matrículas, mas o objetivo é alcançar ainda mais profissionais do país que atuam no processo de reabilitação no âmbito hospitalar, ambulatorial e domiciliar, tais como: médicos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, profissionais das equipes da Atenção Primária, entre outros e demais interessados pela temática.

“Presente em 99% do território nacional com projetos inovadores, a UNASUS/UFMA é reconhecida pela qualidade de seus Cursos e Plataformas, quantidade de produção científica e pelas inovações tecnológicas e pedagógicas. Assim, espera-se um número grande de inscritos em todo o território nacional, haja vista a importância da temática”, frisou Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA e diretora da DTED/UFMA.

A capacitação, fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA), possui carga horária de 45 horas e início imediato, sendo ofertada na modalidade à distância (autoinstrucional).

“Gostaríamos de convidar todos os profissionais e também os estudantes das diferentes áreas da saúde para não perder essa oportunidade, pois o nosso país tem milhões de pessoas que foram acometidas pelo Covid e que se queixam de diferentes sequelas. E, tal fato, exige profissionais atualizados que possam auxiliá-los na reabilitação física e mental, no qual esse curso poderá possibilitar essa atualização e orientações necessárias, quer seja um profissional na atuação hospitalar, ambulatorial ou domiciliar”, lembrou Ana Emilia.

Diferencial e originalidade

Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, tais como: infográficos, material em PDF, recurso multimídia, vídeos, podcast e questionário. A oportunidade educacional é também desenvolvida em versão para dispositivos móveis.

Segundo a diretora da DTED, o Curso Reabilitação do paciente com condições pós-covid é o único do país produzido por instituições de ensino Superior integrantes da Rede da Universidade Aberta do SUS.

“O número de matrículas de um Curso é sempre uma caixinha de surpresa, mas espera-se um número grande de inscritos por ser este ser o único curso na temática produzido por uma Universidade, com a chancela do Ministério da Saúde, que se tenha conhecimento”, revelou.

Temáticas abordadas

A Covid-19 é responsável por diferentes manifestações no corpo da pessoa infectada, que podem ser classificadas em sintomas respiratórios, músculo esqueléticos, digestivos e até neurológicos. De quadros moderados a graves, diversos pacientes podem continuar a sofrer de efeitos tardios da doença. Condições com duração indeterminada requerem intervenções específicas.

A diretora da DTED reforça que a capacitação permitirá ao cursista ampliar os conhecimentos que já possui. “O conteúdo do curso foi planejado com o intuito de qualificar e ampliar os conhecimentos dos cursistas quanto ao cuidado especializado e humanizado destinado aos pacientes que apresentam condições clínicas pós-covid. O propósito é que a assistência seja ofertada de maneira individualizada, com estratégias que visem o aumento na qualidade de vida do indivíduo”, explicou Ana Emilia.

Dessa maneira, o curso apresenta três unidades contendo os seguintes conteúdos: Unidade 01: Reabilitação neurofuncional do paciente com condições pós-covid; Unidade 02: Reabilitação cardiorrespiratória do paciente com condições pós-covid; Unidade 03: Reabilitação das funções mentais, cognitivas e psicológicas após quadro de covid-19.

Certificação

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

Data de Publicação: 10/01/2022