Notícias

Destaque na UNA-SUS/UFMA com mais de 20 mil matrículas, o curso Transtorno do Espectro do Autismo segue com inscrições abertas até 2022

O curso é ofertado na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional e tem início imediato

Conhecer a história e epidemiologia do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), bem como o acompanhamento e atendimento da pessoa com TEA no SUS, com enfoque na habilitação e reabilitação dessa população para a sua efetiva inclusão, são temas abordados no curso “Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo”, que seguem com inscrições abertas até 30 de novembro de 2022. O curso é livre, gratuito e tem início imediato.

Nos últimos anos, no Brasil, observou-se uma demanda crescente por serviços em saúde direcionados à pessoa diagnosticada com TEA. Consequentemente, a adoção de políticas públicas e estratégias de educação permanente sobre o assunto tornaram-se um compromisso urgente e desafiador para os gestores e lideranças em saúde do país. O curso “Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo” é resultado desses esforços e já alcança a marca de mais de 20 mil matrículas no SAITE AVA, o ambiente virtual de aprendizagem da UNA-SUS/UFMA.

Para auxiliar o cursista nessa trajetória, a capacitação vem acompanhada de diversos recursos educacionais para ajudá-lo no processo de ensino-aprendizagem, tornando a experiência educacional mais dinâmica e interativa. Estão presentes no curso materiais como e-book, recurso multimídia, quiz interativo, infográfico, podcast, material em PDF e game.

Os games merecem uma atenção especial. Essa metodologia, também conhecida como gamificação, estimula e desenvolve a tomada de decisão do profissional ao simular práticas clínicas com situações realísticas. A presença dos familiares, a entrevista com os pais e o momento de comunicar o diagnóstico, por exemplo, são explorados também nesse recurso. 

Para realizar a matrícula, acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem da UNA-SUS/UFMA, que disponibiliza, atualmente, 21 cursos e três programas de formação na área da saúde.


Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 23/12/2021