Notícias
UNA-SUS/UFMA participa do 30º CIAED com apresentação de trabalhos sobre qualidade e inovação na Educação a Distância
Nesta edição, o congresso teve como tema central a Internacionalização da EaD

Entre os dias 7 e 10 de maio de 2025, a cidade de Curitiba (PR) foi palco do 30º Congresso Internacional de Educação a Distância (CIAED), evento de destaque nacional e internacional promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Nesta edição, o congresso teve como tema central a Internacionalização da EaD e reuniu especialistas, pesquisadores, gestores e profissionais da área para discutir os desafios da aprendizagem mediada por tecnologia em um cenário cada vez mais globalizado.
A nossa equipe esteve presente no evento e apresentou dois trabalhos: “Elaboração de instrumento de avaliação da qualidade dos recursos educacionais da UNA-SUS/UFMA” e “Desenvolvimento de um programa de formação em saúde digital na modalidade autoinstrucional”. Essas pesquisas refletem o compromisso da UFMA com a inovação e também com a qualidade na produção de recursos pedagógicos voltados à formação em saúde dentro da Rede UNA-SUS.
A programação teve como principal objetivo debater sobre o papel da EaD no processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES). Ao longo dos quatro dias, foram discutidos a importância da educação transfronteiriça em diferentes níveis de formação, os desafios enfrentados em ambientes virtuais de aprendizagem, a adaptação das estratégias pedagógicas e as transformações necessárias nos processos de avaliação diante de um cenário educacional em constante mudança.
Representando a UNA-SUS/UFMA, a Designer Instrucional Helen Maysa compartilhou sua experiência como congressista. Para ela, o evento foi mais do que uma atualização profissional. “O 30º CIAED marcou minha primeira participação em um evento voltado exclusivamente para a Educação a Distância (EaD). Foi uma experiência extremamente enriquecedora, que ampliou minha compreensão sobre essa modalidade de ensino e me permitiu enxergar além das minhas ações como Designer Instrucional", destacou Helen.
Segundo ela, a diversidade de tecnologias e estratégias pedagógicas apresentadas no congresso evidenciou o compromisso dos educadores com uma EaD mais acessível. “Fiquei genuinamente surpreendida ao perceber a diversidade de abordagens, tecnologias e estratégias pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de tornar a EaD mais inclusiva, inovadora e eficiente”, completou.
Helen também ressaltou a relevância do tema central do evento para sua formação e atuação profissional. “O tema central do evento me fez reconhecer que a educação é um direito inalienável, com a evidência de que inúmeros esforços vêm sendo feitos para remover as barreiras que ainda dificultam esse acesso, seja por meio de políticas públicas, desenvolvimento de recursos educacionais abertos, uso de tecnologia assistiva e a própria internacionalização da EaD”.
Também presente no evento, a Professora Doutora Elza Bernardes, coordenadora-geral da UNA-SUS/UFMA, reforçou o impacto positivo da experiência. “A nossa participação no 30º CIAED representa mais um passo no fortalecimento da nossa atuação e no compromisso com a qualidade da Educação a Distância voltada à formação em saúde. Os trabalhos que apresentamos refletem o esforço coletivo da nossa equipe em desenvolver soluções educacionais alinhadas às necessidades do SUS, mas também conectadas às tendências globais. Estar presente em um evento que discute a internacionalização da EaD nos permite ampliar horizontes, trocar experiências e reafirmar nosso propósito de promover uma educação acessível, inovadora e socialmente comprometida”, enfatizou.