UFMA e Ministério do Turismo firmam convênio para desenvolver o Turismo Acessível no país

A parceria com a UNA-SUS/UFMA busca ofertar cursos de capacitação e conteúdos informativos para os turismólogos no âmbito da acessibilidade

O pioneirismo da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da UFMA tem conquistado relevância nacional no âmbito da acessibilidade digital no ensino a distância. Dessa vez, sua expressividade oportunizou a parceria com o Ministério do Turismo (MTur), que tem como objetivo desenvolver cursos de capacitação e conteúdos informativos para os profissionais que atuam na linha de frente do turismo em todo o país.

Ao longo dos anos, a DTED/UFMA vem aprimorando seus recursos educacionais inclusivos com base nos requisitos impostos por padrões internacionais e pelas diretrizes de Acessibilidade Digital do Governo Federal, além de buscar uma maior inclusão de alunos e o acesso mais completo aos ambientes e recursos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem.

Usufruindo da expertise da Diretoria, o convênio visa desenvolver um ecossistema de informação e capacitação em turismo, em versão web, com design responsivo, versão mobile por aplicativo, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e dez Serious Game de situações de acessibilidade customizado para o Ministério do Turismo, além de uma série de nove cursos de qualificação profissional em “Atendimento à Pessoa com Deficiência e/ou Mobilidade Reduzida”.

Segundo a diretora da DTED/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, a parceria com MTur consolida a Diretoria como uma referência nacional no desenvolvimento de tecnologias educacionais com foco na acessibilidade.

“O trabalho inovador criado na DTED/UFMA no campo da acessibilidade para o ambiente virtual de aprendizagem já oportunizou dois Termos de Execução Descentralizada (TEDs) com o Ministério da Saúde, dois com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e, agora, com o Ministério do Turismo. Isso nos entusiasma e nos dá enorme orgulho e satisfação, haja vista que as ações educacionais com acessibilidade têm um papel fundamental na busca por uma sociedade mais justa, humana e inclusiva”, ressalta Ana Emilia.

O Turismo Acessível é trabalhado no Ministério no âmbito do Turismo Social, ou seja, de forma transversal a todas as políticas da pasta ministerial. A visão do MTur, segundo seus projetos, campanhas e ações oficiais, é que o Turismo seja uma via de inclusão, entendendo que o turismo social é uma forma de turismo acessível a todos os cidadãos em seus tempos livres, sem discriminação de acessos de qualquer natureza.

Para o coordenador de Tecnologias da Informação na DTED/UFMA, Mário Teixeira, o projeto do MTur reúne o que de melhor e mais avançado a DTED/UFMA tem a oferecer atualmente a seus parceiros.

“Iremos desenvolver um AVA totalmente acessível voltado a um público de profissionais que necessita se capacitar na área de atendimento inclusivo ao turista. O projeto conta também com Jogos Sérios, de tomada de decisão, a fim de treinar os profissionais em simulações de situações cotidianas de atendimento, de forma lúdica, facilitando a absorção do conhecimento. Dessa maneira, é uma grande satisfação para todos nós, da DTED, poder contribuir com o MTur, trazendo avanços tecnológicos importantes”, declara Teixeira.

Ele enfatiza que essas ferramentas tecnológicas proporcionarão ao estudante autonomia na busca pelo conhecimento.

“O AVA, os recursos educacionais e os games estarão disponíveis também em formato mobile, na palma da mão, permitindo que as pessoas estudem e se atualizem de qualquer lugar, sem estar, necessariamente, em frente ao computador”, completa.

Data de Publicação: 30/11/2021