UNA-SUS abre matrículas para curso sobre caderneta da criança

O curso é de 30 horas, dividido em cinco unidades, e aborda a intersetorialidade e atenção integral à saúde da criança, incluindo orientações para famílias e cuidadores

Estão abertas as matrículas para o curso “Caderneta da Criança: instrumento intersetorial para promoção da atenção integral à saúde da criança”. A oferta educacional foi elaborada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e revisada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ambas integrantes da Rede UNA-SUS, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS).

Profissionais de saúde e demais pessoas interessadas no tema podem fazer a matrícula pelo link. O curso é online, autoinstrucional (sem a mediação de tutores), tem com início imediato e é totalmente gratuito. São 50 mil vagas para todo o país.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a “Caderneta da Criança – Passaporte da Cidadania” é um documento entregue às famílias no momento da alta hospitalar, logo após o nascimento do bebê. A caderneta é utilizada tanto pelos familiares quanto pelos profissionais de saúde para acompanhar o crescimento, o desenvolvimento e a saúde da criança, desde o nascimento até os nove anos de idade. Ela inclui registros de vacinas, consultas e outros cuidados essenciais, garantindo a atenção integral à saúde infantil. A partir dos dez anos, é utilizada a Caderneta de Saúde do Adolescente para continuar o acompanhamento.

O curso é de 30 horas, dividido em cinco unidades, com abordagem sobre a intersetorialidade e atenção integral à saúde da criança, incluindo orientações para famílias e cuidadoras(es) e, também, o uso da Caderneta da Criança como ferramenta de acompanhamento e a vigilância do desenvolvimento infantil.

Ao final, profissionais de saúde poderão ser capazes serão capazes de realizar ações de vigilância do desenvolvimento infantil, utilizando a caderneta para registro, avaliação e monitoramento das crianças em seu território.

Saiba mais sobre a Caderneta da Criança no site do Ministério da Saúde.

Acesse a Caderneta da Criança - Menina

Acesse a Caderneta da Criança - Menino

Para conhecer esse e outros cursos da UNA-SUS, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos.

Fonte: SE/UNA-SUS

Data de Publicação: 18/10/2024