UNA-SUS/UFMA celebra 71 anos do Ministério da Saúde e relembra parceria

Órgão foi criado em 1953 e é responsável pela formulação e execução das políticas públicas de saúde no Brasil

Nesta quinta-feira, 25 de julho, o Ministério da Saúde comemora 71 anos de fundação. A pasta desempenha um papel crucial na promoção da saúde e do bem-estar dos brasileiros. Desde sua adesão ao programa UNA-SUS, a UFMA tem colaborado de perto com o Ministério no desenvolvimento de projetos para capacitar os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde - SUS, com ênfase na Atenção Primária.

O Ministério atua de forma ampla na sociedade, pautado por valores como inovação, equidade, comprometimento, transparência, ética, eficiência e sustentabilidade. É atribuição da pasta fomentar a pesquisa científica e tecnológica no campo da saúde, fornecer insumos, propiciar a proteção ambiental e o controle sanitário de fronteiras. Todas essas operações refletem a diversidade e a expertise do Ministério em várias áreas do conhecimento.

Parceria UNA-SUS e Ministério da Saúde

Em 2010, o Ministério criou o Programa Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) para suprir as demandas de formação permanente dos profissionais que atuam na rede pública, por meio da Educação a Distância.

A UFMA, uma das instituições integrantes do projeto, é considerada uma das pioneiras do programa UNA-SUS. Essa colaboração resultou em diversos projetos de sucesso, entre especializações e cursos autoinstrucionais.

“A parceria entre a UFMA e o Ministério da Saúde, por meio da UNA-SUS, é crucial para garantir que os profissionais e estudantes do campo estejam preparados para os desafios da saúde pública, oferecendo serviços de qualidade à população nas mais variadas áreas e temáticas. A educação a distância tem um papel importante nesse projeto, pois com ela conseguimos abranger todas as localidades do Brasil e investir, cada vez mais, em soluções criativas e modernas para tornar o processo de aprendizagem dinâmico e estimulante", destaca a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA Elza Bernardes Ferreira.

Conhecimento necessário e urgente: o curso COVID-19

Desenvolvido com celeridade para atender às necessidades da pandemia, o curso Orientações Gerais ao Paciente com COVID-19 na Atenção Primária à Saúde abordou as manifestações clínicas e condições de risco para complicações em casos de Síndrome Gripal. A oferta se mostrou um êxito e alcançou números expressivos de matrículas.

Outra iniciativa de destaque no período de pandemia foi o curso “Reabilitação do Paciente com Condições Pós-COVID”, agora com ênfase nos efeitos e sintomas residuais da doença. A capacitação esteve voltada para uma variedade de profissionais com foco na assistência multidisciplinar.

Deysianne Chagas, coordenadora de projetos da UNA-SUS/UFMA, comenta sobre a importância dessas iniciativas: "Os cursos foram fundamentais para equipar os profissionais de saúde com o conhecimento necessário para enfrentar os desafios impostos pela COVID-19. A resposta positiva e o alto número de matrículas demonstram a relevância e a urgência dessas capacitações, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade da assistência prestada à população."

Mais médicos pelo Brasil

A UFMA, por meio do programa UNA-SUS, também colabora com o Ministério da Saúde através da oferta dos Programas Médicos Pelo Brasil e Mais Médicos para o Brasil.

“Em 2022, tivemos um marco importante com o início da oferta do curso de Especialização em Medicina de Família e Comunidade, vinculado ao Programa Médicos pelo Brasil. Esse curso, apoiado pela AgSUS, Fiocruz, Ministério da Saúde e Secretaria Executiva da UNASUS, ofereceu mais de 1000 vagas pela Universidade Federal do Maranhão. Foi um desafio enorme, considerando a carga horária superior a 1000 horas e o formato híbrido que combinava educação a distância e atividades presenciais”, ressalta Luana Cantanhede, coordenadora da especialização em Medicina de Família e Comunidade do Programa Médicos pelo Brasil vinculado à UFMA.

Em 2024, o Programa Mais Médicos deu um passo significativo em direção à qualificação especializada e de qualidade no Brasil. Ampliando a oferta de vagas para a especialização em Medicina de Família e Comunidade, o programa agora conta com 2000 vagas, dobrando a quantidade disponibilizada anteriormente.

Uma das grandes inovações introduzidas nesta nova fase do programa é a adoção do método PBI (Problem Based in Interview). Essa metodologia promove a discussão de casos clínicos entre pares, permitindo que os médicos desenvolvam competências essenciais para a prática na atenção primária. Entre essas competências, destaca-se a comunicação, uma habilidade crucial para o atendimento humanizado e eficiente.

Para Luana, esse histórico ilustra como iniciativas focadas não apenas na oferta de mão de obra, mas na qualificação profissional, podem fazer uma diferença significativa para a população e proporcionar um serviço de saúde de alta qualidade, baseado em evidências científicas e metodologias de ensino contemporâneas.

A parceria entre o Ministério e a UNA-SUS/UFMA exemplifica o sucesso de iniciativas colaborativas em prol do avanço social, demonstrando que, juntos, podemos construir um sistema de saúde mais forte e eficaz para todos.

Data de Publicação: 25/07/2024