Trabalho da UNA-SUS/UFMA conquista o primeiro lugar no maior evento de saúde digital da América Latina

O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms), pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

Disputando com mais de cem trabalhos, a qualidade e expertise da produção da UNA-SUS/UFMA conduziu a mais uma conquista. Em solenidade remota na última sexta-feira, 26, a UNA-SUS/UFMA conquistou o primeiro lugar na premiação do maior evento de saúde digital da América Latina realizado, simultaneamente, pelo Fórum RNP 2021, pelo X Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms) e pelo XVIII Congresso Brasileiro de Informática e Saúde (CBIS). Foram cinco dias de evento (22 a 26 de novembro), cujo debate central abordou o tema “Desenvolvimento Humano e Saúde Digital em foco”.

O artigo “Formação de designers instrucionais para produção de cursos a distância na área de saúde: relato de experiência na equipe pedagógica da UNA-SUS/UFMA”, apresentado pela Designer Instrucional da Universidade, Mizraim Mesquita, foi considerado o melhor trabalho do evento com a conquista do Prêmio de Excelência em Pesquisa.

“Acredito que o diferencial do trabalho da UNA-SUS/UFMA foi a qualidade do resumo expandido escrito e uma apresentação clara da experiência demonstrada, o que permitiu que se pudesse compreender a relevância do que apresentamos. Falamos sobre como capacitar um profissional-chave para a construção de cursos a distância na área da saúde e do papel do designer instrucional, porque a qualificação dele se reflete diretamente na qualidade desses cursos e, consequentemente, nos potenciais resultados de aprendizagem”, relatou Mizraim.

Esse feito foi ainda mais notório ao considerar todas as etapas da premiação. Após ser submetido a uma avaliação bastante criteriosa, o artigo da UNA-SUS/UFMA se destacou entre os mais de 120 trabalhos recebidos no evento. Desses, somente cinco foram selecionados para o concurso de premiação com chances de ganhar o Prêmio de Excelência (1º ao 3º lugar) ou o Prêmio de Destaque (4º e 5º lugar).

“Ao todo, foram 125 artigos científicos ou resumos expandidos submetidos ao Congresso por meio da plataforma JEMS. Com a colaboração de 127 professores de universidades de norte a sul do país, em instituições públicas ou privadas, os artigos puderam receber 367 revisões, entre leitura, avaliação e feedback para os autores. Dessa forma, 90 trabalhos foram aprovados para o evento científico, com uma média de rejeição de 28%. Após as apresentações, foi escolhido o Top 10 dos melhores artigos do evento, e, cinco deles foram selecionados para concorrer ao Prêmio de Excelência (1º ao 3º) ou ao Prêmio de Destaque (4º e 5º)”, explicou o representante da comissão científica, Juliano Gaspar, durante a cerimônia de encerramento do Congresso.

Estando vinculada à Diretoria de Tecnologias da Educação (DTED) da Universidade, a UNA-SUS/UFMA oferece cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão gratuitos, na modalidade de educação a distância, utilizando a Plataforma Moodle, e já recebeu mais de um milhão de matrículas. Assim, o trabalho apresentado no evento teve como objetivo mostrar como a UNA-SUS/UFMA enfrentou o desafio de capacitar designers instrucionais pela primeira vez de forma remota, devido ao contexto da pandemia de Covid-19, considerando as diferentes formas e estratégias para capacitá-los sob uma perspectiva mais prática, mas aliada a importância do estudo teórico.

“Nosso treinamento se diferencia das formações tradicionais na área, porque foca na prática profissional, com elaboração de produtos reais (não há simulações) e feedback constante. Concomitantemente, nossa estratégia buscou aproveitar o período formativo para integrar os novos Designers Instrucionais à equipe, de forma acolhedora, mesmo no contexto do trabalho remoto. O próximo passo será mostrar como esses novos DIs avaliaram esse processo formativo, uma pesquisa que já está em andamento”, explicou Mizraim Mesquita.

Para a diretora da DTED, Ana Emila Figueiredo de Oliveira, a conquista da UNA-SUS/UFMA se traduz em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no campo da educação a distância e formação em saúde digital, além de projetar o nome da Universidade no contexto nacional como referência na temática.

“É uma conquista muito especial para a Universidade e para a equipe da UNA-SUS/UFMA pela significativa projeção do evento nacionalmente, garantindo reconhecimento à instituição, que busca, permanentemente, aprimorar suas estratégias educacionais, enfrentando desafios diversos”, ressaltou Ana Emilia.

Assista na íntegra o encerramento do evento e a solenidade de premiação.

Data de Publicação: 29/11/2021