A importância dos Serious Games na área da educação continuada em saúde

Entenda o valor da contribuição dos jogos educativos para a prática pedagógica na área da saúde.

É imprescindível que o profissional da saúde continue se qualificando e aperfeiçoando seus conhecimentos na área. Neste sentido, as inovações tecnológicas tornam-se aliadas para o processo de ensino-aprendizagem, assim, dentre as mais variadas estratégias educacionais, os Serious Games surgem como um recurso interessante para a educação continuada em saúde. Mas será que é realmente possível aprender enquanto se diverte?

Em crescente expansão, o desenvolvimento de jogos com propósitos educacionais aplicados à saúde ainda é um campo novo. Porém, tal recurso educacional agrega diversos benefícios aos envolvidos, além de dinamizar a aprendizagem, os jogos aumentam a motivação, exercitam a memória e garantem um maior engajamento dos alunos.

A grande diferença entre o Serious Games e os demais jogos é o foco em propósitos específicos de aprendizagem, ou seja, existe um objetivo a ser trabalhado e desenvolvido durante o jogo, por meio de um roteiro, informações e formato mais adequado.

Um jogo sério é capaz de ensinar e desenvolver habilidades profissionais até para pessoas que não são nativas digitais. Com uma ampla possibilidade de personalização, tal tipo de jogo pode ser direcionado a diferentes públicos, como: alunos de graduação e pós-graduação, profissionais da área da saúde e/ou para a comunidade em geral.

No Brasil, devido algumas disparidades sociais, surgem certas limitações tecnológicas, fato que dificulta ainda mais a democratização do conhecimento. No entanto, com o empenho de diversas instituições, essa realidade está ganhando um novo cenário. Conheça mais sobre o universo de games da UNA-SUS/UFMA, iniciado em parceria com o Grupo de Pesquisa SAITE (CNPQ/UFMA).

GAMES - UNA-SUS/UFMA

Com o objetivo de criar a melhor experiência de aprendizado on-line no processo educativo na área da saúde, a UNA-SUS/UFMA utiliza diversas estratégias de gamificação em seus cursos de educação continuada como uma forma de capacitação lúdica e inovadora.

“Os games são desenvolvidos para aliar entretenimento à simulação de situações do cotidiano. Um dos seus principais objetivos é facilitar a aprendizagem permeada por testes de conhecimento, envolvendo a tomada de decisões e utilizando um ambiente em que o feedback é automático e rápido”, afirma Ana Emilia Figueiredo, Diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA).

Em parceria com o Grupo SAITE e através de um trabalho colaborativo entre diversas equipes, a UNA-SUS/UFMA têm se empenhado para a criação e desenvolvimento de jogos que visam atenuar limitações existentes em procedimentos reais na área da saúde.

Assim, nos mais diversos formatos, desde quizzes até simulações de casos clínicos, e sempre pautados em situações-problemas, o universo dos games da UNA-SUS/UFMA se expande ainda mais com o lançamento de novos jogos educativos que exploram as mais variadas temáticas, como: Atenção Básica, Gestão Pública, Saúde Bucal na APS, Cuidado integral da saúde da pessoa com deficiência, entre outras abordagens.

Data de Publicação: 09/11/2021