Inscrições prorrogadas para o Programa de Formação em Gestão em Saúde

O Programa oferta os cursos “Organização do SUS”, “Organização da Atenção à Saúde no SUS” e “Mudanças no Financiamento do SUS”

As inscrições para os cursos “Organização do SUS” e “Organização da Atenção à Saúde no SUS” foram prorrogadas até o dia 2 de fevereiro de 2022, já, “Mudanças no Financiamento do SUS” foi prorrogado até o dia 31 de maio de 2022. Os cursos integram o programa de formação “Gestão em Saúde”, fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a UFMA, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA).

Público-alvo

A formação é voltada para secretários municipais e estaduais de saúde, coordenadores de áreas técnicas e profissionais de nível superior envolvidos no processo de tomada de decisão em saúde.

O aluno poderá obter a certificação de cada curso concluído individualmente ou da carga horária total do Programa (135 horas) uma vez concluídos todos os cursos que o compõem. Todas as ofertas são oferecidas na modalidade a distância, autoinstrucional e possuem início imediato.

Inscrição

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no SAITE AVA, acessando o curso individualmente: Organização do SUS (45h); Organização da Atenção à Saúde no SUS (45) e Mudanças no Financiamento do SUS (45h).

Temáticas abordadas no Programa

A oferta reúne os seguintes temas relacionados à lógica organizacional do SUS e tomadas de decisão em saúde: Estruturação e Configuração do SUS; Gestão em saúde no SUS: tomada de decisão e processo de planejamento. Atenção Primária à Saúde: construção e organização; Rede de Atenção à Saúde: trajetória histórica, conceitos e elementos de constituição da rede; Aspectos do novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde; Instrumentos do planejamento orçamentário do governo; transferência e gestão de recursos federais; Atenção Primária à Saúde; financiamento da APS; previne Brasil.

Data de Publicação: 08/11/2021