Notícias

Inscrições abertas para o novo curso da UNA-SUS/UFMA intitulado “Assistência odontológica para pacientes com DCNT: Doenças Respiratórias Crônicas”

Nesse curso, o estudante terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, sendo eles: e-books, vídeos, infográficos, recursos multimídia, infográfico, podcast, material em PDF e questionário.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são consideradas um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Buscando uma maior capacitação de profissionais que integram as equipes de saúde bucal e participam do cuidado odontológico aos usuários com DCNT, a UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso “Assistência odontológica para pacientes com DCNT: Doenças Respiratórias Crônicas”. As inscrições ficam disponíveis até o dia 31 de março de 2022 por meio do LINK

O curso é fruto de uma parceria entre a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA.

O público-alvo da capacitação são os cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária em Saúde, profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas. 

Com o curso, o aluno irá  considerar a forma mais adequada de realizar anamnese, exame clínico, estabelecer planos terapêuticos e reconhecer as condições bucais mais comuns diante das doenças respiratórias crônicas e possíveis interações medicamentosas necessárias a esse coletivo. 

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e disponível também em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, sendo eles: e-books, vídeos, infográficos, recursos multimídia, infográfico, podcast, material em PDF e questionário.


CERTIFICAÇÃO


O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA. 

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão.


TEMÁTICAS ABORDADAS


Com carga horária de 60h e início imediato, a oferta contribuirá para aprimorar o processo de assistência das equipes de saúde bucal a partir de uma perspectiva de trabalho interdisciplinar, reorganizando os fluxos de referência e contrarreferência, além de considerar a visita domiciliar como estratégia para prevenir e manejar doenças respiratórias crônicas e qualificar os serviços de saúde bucal prestados às pessoas com tais condições clínicas. 

Dessa forma, o curso apresenta os seguintes conteúdos: UNIDADE 1: Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas. UNIDADE 02: Assistência odontológica para pacientes com Doenças Respiratórias Crônicas na Atenção Primária. 


Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA


Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 04/11/2021