Notícias

Ocorre nesta segunda, 5, o webinário sobre saúde da Pessoa com Estomia; evento terá transmissão ao vivo no YouTube

A palestra será ministrada pelo especialista em Estomaterapia, Juliano Teixeira Moraes (UFSJ).

Com o intuito de discutir os desafios enfrentados por pessoas com estomia e os cuidados necessários para uma vida saudável e plena, a UNA-SUS/UFMA convida o especialista em Estomaterapia, Juliano Teixeira Moraes, para ministrar o “Webinário sobre saúde das pessoas com estomia”. O evento será realizado no dia 5 de junho (segunda-feira), às 15h, com transmissão ao vivo no canal EAD Para Você, no Youtube.

Na ocasião, o especialista discutirá temáticas que contemplem as necessidades e particularidades da pessoa com estomia, com ênfase nos seguintes subtemas: aspectos psicológicos das pessoas com estomia, atividades sociais e lazer e cuidados em domicílio à pessoa com estomia. 

Definida como um procedimento cirúrgico que cria uma abertura artificial no corpo, a estomia tem como principal finalidade contribuir para o funcionamento de órgãos internos afetados por traumas ou condições de saúde específicas e que necessitam dessa intervenção para retomarem a comunicação com o meio exterior. 

O Webinário é gratuito, com certificação e aberto ao público. O sistema para inscrições ficará disponível 30 minutos antes de iniciar o evento e o link para o cadastro será compartilhado durante a transmissão. 

A saúde da pessoa com estomia é um tema de extrema importância e merece ser discutido de forma ampla e inclusiva. O webinário proporcionará um espaço de informação, troca de experiências e apoio, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem com uma estomia.

O evento é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), e Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Saiba mais sobre o palestrante

O professor Juliano Moraes é mestre em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde e Doutor em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de enfermagem com ênfase em Saúde do Adulto e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes temas: estomaterapia, avaliação de programas e serviços de saúde e segurança do paciente. Ele também é autor do curso Atenção à pessoa com estomia da UNA-SUS/UFMA.

Atualmente, é docente associado da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); coordenador do curso de graduação em Enfermagem; docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem; diretor do departamento de educação da SOBEST (Sociedade Brasileira de Estomaterapia); membro do Education Committee do WCET (World Council of Enterostomal Therapists); e editor Chefe da Rev. Estima - Brazilian Journal of Enterostomal Therapy.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 01/06/2023