Notícias

Curso disponível na UNA-SUS/UFMA aborda a Classificação Internacional de Funcionalidade na construção do Projeto Terapêutico Singular

O curso “Incorporação da Funcionalidade no processo de avaliação em saúde da pessoa com deficiência” está com inscrições abertas até o final de abril

A capacitação profissional é imprescindível para garantir a qualidade dos serviços de saúde prestados à população. E, na área da fisioterapia e terapia ocupacional, não é diferente. Esses profissionais têm um papel fundamental na avaliação e construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS), que busca oferecer um tratamento individualizado e humanizado aos pacientes. 

O curso Incorporação da Funcionalidade no processo de avaliação em saúde da pessoa com deficiência da UNA-SUS/UFMA é um grande aliado dos profissionais da saúde na melhoria do desempenho dos serviços de saúde com oferta de capacitação contínua. As inscrições poderão ser feitas até 27 de abril no site unasus.ufma.br.

A capacitação é gratuita, autoinstrucional, com certificação pela UFMA e todo o seu conteúdo foi desenvolvido por especialistas.

Projeto Terapêutico Singular (PTS)

Discutido na capacitação, este projeto é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar de diversas áreas que trabalham em conjunto com sujeitos do Projeto Terapêutico. É composto por um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas com indivíduo, família ou grupo social. Ele é dedicado a situações mais complexas buscando a singularidade como elemento central, visando atender as especificidades de cada sujeito e cada demanda, por isso é denominado singular. 

A finalidade é incorporar ao Projeto elementos particulares de cada sujeito, não partindo do pressuposto de indicações terapêuticas pré-estabelecidas para determinada condição de saúde ou doença. 

O Ministério da Saúde aponta que o PTS pode ser realizado nos seguintes passos: diagnóstico, definição de metas, divisão de responsabilidades e reavaliação. Estes movimentos não são sequenciais e pode haver necessidade de serem revistos ou repetidos.

Classificação Internacional de Funcionalidade

Abordado no curso “Incorporação da Funcionalidade do Processo de avaliação em saúde da pessoa com deficiência”, a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) tem como objetivo descrever as funções e estruturas do corpo humano, bem como os aspectos relacionados à atividade e participação na vida social. 

A CIF é uma ferramenta extremamente útil para a avaliação de pacientes, pois permite uma análise multidimensional que considera não apenas aspectos biológicos, mas também sociais e psicológicos. Ela propõe um olhar sobre o fenômeno da funcionalidade e incapacidade mais abrangente, não se limitando apenas ao olhar da doença, introduzindo um modelo de entendimento da funcionalidade, modelo esse mais dinâmico e compatível com a complexidade do conceito de saúde atual.

Sobre o curso

Entre as diversas temáticas trazidas pela capacitação, o curso trata sobre a aplicação do modelo da CIF no processo de avaliação e construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS). 

Na construção do PTS, a utilização da CIF é fundamental para identificar as necessidades individuais de cada paciente, levando em conta não apenas sua condição clínica, mas também seus aspectos sociais, emocionais e culturais. A partir da avaliação com a CIF, é possível identificar quais atividades o paciente apresenta dificuldade ou impossibilidade de realizar e, assim, elaborar um plano de tratamento individualizado e adaptado às necessidades específicas de cada um.

Além disso, a CIF é uma ferramenta que favorece a comunicação e a troca de informações entre os diversos profissionais de saúde. 

O curso é destinado a profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, como: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação. 

As inscrições podem ser efetuadas até o dia 27 de abril de 2023, após a inscrição, os profissionais ainda terão um mês para finalizá-lo.  

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS) e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Para mais informações, acesse: unasus.ufma.br. Compartilhe o curso com outros profissionais!

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 04/04/2023