Fatores de risco da Síndrome Pós-Poliomielite: entenda mais sobre o tema em novo curso da UNA-SUS/UFMA

Lançada na última sexta-feira, a capacitação está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto

É chamada de síndrome pós-pólio (SPP), uma desordem do sistema nervoso que se manifesta em indivíduos que tiveram poliomielite após, em média, 15 anos ou mais. O curso Atenção à Reabilitação da Pessoa com Síndrome Pós-poliomielite e comorbidades, lançado pela UNA-SUS/UFMA na última sexta, 24, aborda o cuidado e a reabilitação de pessoas que sofrem com essa condição, bem como conceitos, características, tipos de diagnóstico e sintomatologia. A capacitação está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que existam mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo com alguma limitação física causada pela poliomielite, desses, 40% dos casos acabam desenvolvendo a Síndrome Pós-Poliomielite. No Brasil, o IBGE aponta que existem mais de 13 milhões de brasileiros com comprometimento funcional devido à deficiência física, embora não se tenha um número exato de dados decorrentes da poliomielite.

Ainda sim, é preciso que todas as pessoas que precisam de uma atenção maior na rede de cuidados à pessoa com deficiência, tenham um acompanhamento apropriado das equipes de saúde.

A capacitação não só fará com que o estudante entenda os fatores de risco relacionados à condição, como também conheça os avanços da saúde em relação ao tratamento, acompanhamento e reabilitação.

Fatores de risco da SPP

Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, uma história de poliomielite aguda grave está relacionada a um risco maior para o desenvolvimento da SPP, porém uma parcela das pessoas que apresentam um quadro típico dos sintomas da SPP teve história de poliomielite aguda leve com uma excelente recuperação clínica.

Outros sintomas que podem estar presentes no desenvolvimento da Síndrome Pós Poliomielite são: nova atrofia muscular; disfonia; disfagia; insuficiência respiratória; transtorno urinário e fecal, transtornos do sono associado ou não à cefaleia matinal; aumento de peso corporal; intolerância ao frio; ansiedade; depressão; problemas de memória.

Dentre outros fatores associados ao início precoce da Síndrome Pós-poliomielite, estão pessoas com formas de paralisias mais graves; poliomielite aguda em idade mais avançada e problemas bulbares ou respiratórios precoces que ocorrem em pacientes com perda de força residual na musculatura bulbar e respiratória.

Temáticas do curso

Dentre os fatores de risco já citados, bem como a epidemiologia, o curso aborda diversos outros assuntos como: Poliomielite e Síndrome Pós-Poliomielite; Diagnóstico funcional diferencial na contaminação por poliovírus; Diagnóstico funcional diferencial na Síndrome Pós-Poliomielite; Sintomatologia, fisiopatologia e reabilitação na Síndrome Pós-Poliomielite; Cuidados na intolerância ao frio na Síndrome Pós-Poliomielite; Redução do peso corporal na Síndrome Pós-Poliomielite; Tratamento da função intestinal na Síndrome Pós-Poliomielite; Tratamento no controle da disfunção urinária e fecal na Síndrome Pós-Poliomielite; Práticas Integrativas e Complementares na Síndrome Pós-Poliomielite.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS) e a UFMA, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

O público-alvo do curso são profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

Data de Publicação: 29/03/2023