Notícias

A importância da nutrição para pacientes com estomia: conhecimentos do curso "Atenção à saúde da pessoa com estomia” ofertado pela UNA-SUS/UFMA

O curso tem início imediato e as inscrições podem ser realizadas até 30 de março.

Pessoas que passam por cirurgias de estomia, como a colostomia ou ileostomia, precisam adotar cuidados especiais com sua nutrição para manter a saúde e evitar complicações. De acordo com o curso Atenção à saúde da pessoa com estomia ofertado pela UNA-SUS/UFMA, a nutrição é essencial para garantir a qualidade de vida desses pacientes. O curso tem início imediato e as inscrições podem ser realizadas até 30 de março.

Essas cirurgias podem afetar a capacidade do corpo de digerir e absorver nutrientes, especialmente no caso da ileostomia, que envolve a remoção do intestino delgado. Por isso, é importante que as pessoas com estomia recebam orientações de um nutricionista especializado. O profissional pode avaliar a necessidade de suplementação de vitaminas e minerais, além de indicar alimentos adequados para cada caso.

“A pessoa com estomia pode passar por uma série de emoções e sentimentos relacionados ao tratamento, reabilitação e adaptação ao novo estilo de vida. Assim, a assistência deve ocorrer de forma integral, considerando os aspectos biopsicossociais, fisiopatológicos, nutricionais, psicológicos e sociais da pessoa com estomia”, explica o especialista em Estomaterapia e professor-autor do curso, Juliano Teixeira Morais.

O curso também aborda a importância da higiene e cuidados com a pele ao redor da estomia, a escolha do dispositivo adequado e as diferentes técnicas de estomaterapia para o manejo das diversas complicações que podem surgir.

Além disso, o curso enfatiza a importância do acompanhamento multiprofissional, com a participação de médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde, para garantir uma abordagem integral e individualizada do paciente com estomia.

Com carga horária de 30 horas, a capacitação aborda os conceitos, os tipos, a assistência à saúde, a promoção do autocuidado, os fatores biopsicossociais e a atuação da Rede de Atenção à Saúde da pessoa com estomia.

Durante a jornada de estudos, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, como: apresentação interativa, material em PDF, infográficos, e-book e questionário.

O público-alvo são profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação. 

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS), e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).


Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 28/03/2023