UNA-SUS/UFMA participa da XX SBGames, principal evento no país em Jogos e Entretenimento Digital

Foram dois trabalhos apresentados no evento: o “GameCase admin: uma ferramenta para registro, revisão e gestão de conteúdo de casos clínicos” e "Avaliação de interface de jogo sério em saúde"

A Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) participou nessa terça-feira, 19, da 20ª edição do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2021). Na ocasião, os trabalhos “GameCase admin: uma ferramenta para registro, revisão e gestão de conteúdo de casos clínicos” e "Avaliação de interface de jogo sério em saúde" foram apresentados pelas professoras Alana Oliveira e Luciane Fadel, respectivamente.

O SBGames, promovido anualmente pelo Grupo de Interesse Especial em Jogos e Entretenimento Digital (CEJOGOS) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é um evento de referência na área de jogos e entretenimento no Brasil e conta também com uma trilha específica voltada a jogos na área da Saúde, onde contempla um público de profissionais especializado e qualificado. Devido a pandemia do novo coronavírus, a vigésima edição do SBGames, que ocorre de 18 a 21 de outubro, está sendo realizada no formato virtual.

O trabalho “GameCase admin: uma ferramenta para registro, revisão e gestão de conteúdo de casos clínicos”, apresentado na sessão Trilha Saúde, destacou a ferramenta GameCase Admin, que faz parte do Projeto GameCase, do Grupo de Pesquisa SAITE (CNPQ/UFMA), que engloba os jogos de casos clínicos para a tomada de decisão: Medical Case, Dental Case e Clinical Case, disponíveis nas lojas Android e IOS.

A capacitação de profissionais da Saúde tem sido realizada de uma maneira inovadora pela equipe da UNA-SUS/UFMA. Um dos nossos grandes desafios tem sido o desenvolvimento de abordagens metodológicas modernas, e o projeto GameCase vem para suprir a necessidade de incorporação de jogos em nossos cursos”, contou Alana Oliveira.

A ferramenta GameCase Admin é criado em desenvolvimento colaborativo onde diversos atores – conteudistas, colaboradores, revisores, desenvolvedores, designers e administradores – vão fornecer e revisar os conteúdos das diferentes etapas: anamnese, exame clínico, físico, exame complementar, diagnóstico, conduta e comunicação.

“Em uma perspectiva de desenvolvimento pelo usuário final, buscamos fornecer mecanismos para que indivíduos não programadores consigam desenvolver os seus próprios jogos. Então, a ferramenta vai guiar por todas as fases descritas, coletando a informação necessária para os dados dos casos clínicos”, explicou Alana.

Segundo ela, a ferramenta GameCase admin tornou-se um elemento central no processo de desenvolvimento de jogos de casos clínicos da UNA-SUS/UFMA.

“Já alcançamos números expressivos, com 61 jogos publicados e mais de 3.700 alunos/jogadores até o momento. Esses jogos estão integrados aos nossos cursos como recursos educacionais formativos e têm tido uma excelente receptividade pelos alunos, sendo mais um recurso inovador da UNASUS/UFMA”, frisou.

Fruto da parceria com a UNA-SUS/UFMA, a professora Luciane Fadel, da Universidade Federal de Santa Catarina, expôs o trabalho "Avaliação de interface de jogo sério em saúde", na sessão “Artes & Design”, que apresenta as duas fases de avaliação da interface para o jogo Medical Case.

“O jogo foi criado por uma equipe multidisciplinar sendo que a interface foi desenvolvida pelos designers da informação. O artigo enfatiza o papel do designer da informação no sentido de liberar a carga cognitiva do usuário para aprendizagem do conteúdo”, esclarece Fadel.

Para ela, os jogos educacionais, assim como os games do Projeto GameCase, desenvolvidos pela equipe do Grupo de Pesquisa SAITE (CNPQ/UFMA), são fundamentais para o ensino-aprendizagem.

“Com propósitos educacionais, os jogos são concebidos para entregar um conteúdo específico para educação e saúde, pois se apresentam como artefatos capazes de motivar e engajar o estudante na aprendizagem através de casos clínicos”, finalizou Luciane Fadel.

Assista na íntegra as apresentações dos trabalhos da UNA-SUS/UFMA na XX SBGames: GameCase admin: uma ferramenta para registro, revisão e gestão de conteúdo de casos clínicos e Avaliação de interface de jogo sério em saúde.

Data de Publicação: 20/10/2021