Destaque UNA-SUS/UFMA: Curso sobre atenção às pessoas com traumatismo cranioencefálico ultrapassa 20 mil matrículas

O curso é gratuito, autoinstrucional e está com inscrições abertas até 30 de março!

O Traumatismo cranioencefálico é uma lesão que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, que pode trazer uma ampla gama de problemas físicos, emocionais e cognitivos que afetam a qualidade de vida das pessoas lesionadas. Para capacitar o atendimento da equipe de saúde nas etapas de cuidado e do processo de reabilitação, a UNA-SUS/UFMA oferta o curso “Atenção à pessoa com traumatismo cranioencefálico (TCE)”, que já recebeu mais de 20 mil matrículas de todo o país.

O curso está com inscrições abertas até março de 2023 e podem ser feitas no site unasus.ufma.br. De acordo com o DATASUS, no Brasil, entre janeiro de 2005 e setembro de 2006, 48.872 pessoas foram internadas por TCE. Esse número evidencia a necessidade de profissionais habilitados na rede de Atenção Primária à Saúde para o atendimento desse público.

“Com o atendimento médico eficaz e reabilitação adequada, pessoas com traumatismo cranioencefálico são capazes de melhorar significativamente a qualidade de vida. Assim, buscamos democratizar o conhecimento para promover capacitação profissional de qualidade, no processo de recuperação e reabilitação do paciente”, pontua Ana Emilia Figueiredo Oliveira, coordenadora-geral da UNA-SUS/UFMA.

Com carga horária de 30h, o curso apresenta os seguintes conteúdos: Avaliação Primária e Classificação de gravidade da pessoa com TCE; Instrumentos de avaliação padronizados com adequadas evidências científicas; A qualidade de vida e tratamento após o TCE; Estratégias para a inclusão na comunidade; Características e organização do processo de cuidado da pessoa com TCE no contexto do SUS.

O curso é gratuito, autoinstrucional e com início imediato. A oferta tem como público-alvo profissionais que atuam no SUS envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nessa área de atuação.

A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/MS). O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

Data de Publicação: 31/01/2023