UNA-SUS/UFMA lança curso sobre estimulação neuropsicomotora voltada para crianças com deficiência de zero a 3 anos

A capacitação é 100% on-line, gratuita, certificada e com início imediato; disponível na plataforma saiteava.org

Estão abertas as matrículas para o curso Estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão - instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA). As inscrições podem ser efetuadas até o dia 30 de junho de 2023 na plataforma saiteava.org. A oferta educacional é on-line, gratuita, certificada e o início das aulas é imediato.

Com carga horária de 30 horas, o curso aborda as orientações para o processo de estimulação neuropsicomotora para crianças que apresentam atraso no desenvolvimento de funções motoras e psicossociais nos primeiros três anos de vida. A capacitação apresenta também uma abordagem sobre o uso de Tecnologia Assistiva para identificar ferramentas, recursos e serviços com o objetivo de promover a funcionalidade, a participação e a inclusão de crianças com deficiência.

Entre os assuntos abordados, destacam-se o cuidado em saúde: desenvolvimento da criança de zero a três anos nos aspectos: auditivo, motor, cognitivo, de linguagem e motricidade orofacial; estimulação precoce: auditiva, visual, função motora, função manual, habilidades cognitivas e sociais, comunicação, linguagem e motricidade orofacial e manual; uso de Tecnologia Assistiva; o brincar na estimulação precoce; importância da participação familiar na estimulação precoce; o cuidado às crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor na Rede de Atenção à Saúde; articulação das ações no Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O público-alvo do curso são profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

Durante a sua jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, como: infográficos interativos, material em PDF, apresentação interativa e e-book.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS) e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Acesse: SAITEAVA.ORG e se inscreva. Bons estudos!

Data de Publicação: 30/01/2023