Notícias

UNA-SUS/UFMA lança novo ambiente virtual de aprendizagem

O SAITE AVA 2.0 recebeu um upgrade nas seguintes áreas: identidade visual, introdução de recursos novos e nas ferramentas de acessibilidade

Chegando com muitas novidades, o novo ambiente virtual de aprendizagem da UNA-SUS/UFMA - o SAITE AVA 2.0 - é lançado com modernos recursos interativos, inclusivos e acessíveis aos estudantes. Nessa nova versão, a plataforma desponta como uma ferramenta que se preocupa e busca cada vez mais uma sociedade digital inclusiva.

Segundo a diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA), Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, essa transição e renovação só foi possível devido aos conhecimentos, competência, e eficiência da equipe do Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

“O Grupo SAITE, que dá apoio às ações de inovação e pesquisa da UNASUS/DTED/UFMA, por meio de uma equipe multidisciplinar própria de pedagogos, especialistas em EAD, de TI, de comunicação, de designers e de gestão, está sempre procurando implementar novas funcionalidades no SAITE AVA, buscando o que há de mais inovador para oferta de cursos, monitoramento/apoio ao discente e gestão acadêmica”, afirma Ana Emilia.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação, Mário Meirelles, o SAITE AVA 2.0 recebeu um upgrade nas seguintes áreas: identidade visual, introdução de recursos novos e ferramentas de acessibilidade.

"Quando o estudante acessar o SAITE AVA 2.0, a primeira coisa que ele vai perceber é o visual novo. O ambiente passou por uma reformulação na identidade visual, deixando os tons de azul, verde e branco da plataforma antiga para adotar cores mais quentes através de uma interface nova, elegante e confortável. E mais: o upgrade preservou a forma de navegação, pois, entendemos, que a experiência do usuário, ou seja, sua forma de utilizar a plataforma, já está consolidada", destaca Mário.

Ele continua ressaltando que, "acompanhar os avanços em tecnologia vai além da simples busca pela novidade. O objetivo é poder trazer aos alunos recursos e funcionalidades que auxiliem na experiência de aprendizagem com o ambiente virtual”, em suas palavras.

Entre as novas ferramentas, o aluno terá acesso ao mapa de recursos educacionais, que permite visualizar os recursos que fazem parte do módulo ou curso no qual está inscrito. Além disso, todo o progresso durante os estudos fica disponível no Painel de Progressão em formato de linha do tempo.

Para abranger o máximo de pessoas possível, o Núcleo de Tecnologia da Informação realizou um estudo, ao longo de seis meses, sobre a acessibilidade com o objetivo de alargar a audiência potencial dos cursos da UNA-SUS/UFMA, por meio do SAITE AVA 2.0, de maneira acessível e inclusiva.

“Uma das modificações mais exitosas no SAITE AVA 2.0 são as melhorias em acessibilidade, resultado de vários meses de estudo das equipes envolvidas no seu desenvolvimento. As novidades implicam na inclusão de libras, no alto contraste, nas legendas e áudio descrições. Com isso, o SAITE AVA 2.0 foi elaborado para auxiliar o aluno na construção do conhecimento através de um ambiente inovador, dinâmico e responsivo”, aponta Meirelles.



Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 04/10/2021