Izabel Oliveira, Designer Instrucional na UNA-SUS/UFMA, conquista primeiro lugar na II Mostra Científica da Secretaria de Estado da Saúde

Trabalho premiado: Desenvolvimento e oferta de jogos sérios (Game Case) em cursos autoinstrucionais na área da saúde: Relato de experiência da UNA-SUS/UFMA

Durante três dias de evento, a II Mostra Científica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu discentes, docentes e profissionais da saúde para divulgar práticas exitosas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão. O encerramento contou com uma cerimônia de premiação, na qual a Designer Instrucional na UNA-SUS/UFMA, Izabel Cristina Oliveira, recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria “Educação permanente em saúde”.

Intitulado “Desenvolvimento e oferta de jogos sérios (Game Case) em cursos autoinstrucionais na área da saúde: Relato de experiência da UNA-SUS/UFMA”, o artigo de Izabel ressalta a importância dos games como ferramentas do processo de ensino-aprendizagem.

“O Game Case têm sido bastante utilizado nos cursos da UNA-SUS/UFMA como estratégia de aprendizagem ativa, contribuindo para a educação permanente dos alunos da instituição. Além disso, o desenvolvimento desses jogos tem envolvido profissionais de diversas áreas de conhecimento e promovido a qualificação da equipe por meio do compartilhamento de diferentes saberes”, explica Izabel.

A plataforma Game Case é composta por três jogos educacionais que abordam a resolução de casos clínicos: Clinical Case, Dental Case e Medical Case. Os jogos são disponibilizados em três plataformas distintas: Web, Android e iOS, e são aplicados, também, como recursos educacionais nos cursos da UNA-SUS/UFMA, disponíveis no Saite Ava.

“Como o desenvolvimento destes jogos deve ser conduzido por equipes multiprofissionais devido aos aspectos pedagógicos e técnicos envolvidos na produção, surgiu a ideia de relatar a experiência exitosa da equipe da UNA-SUS/UFMA na elaboração da ferramenta Game Case – jogo sério que simula situações vivenciadas por profissionais da Atenção Primária à Saúde no SUS”, conta.

Nesta edição da Mostra, foram cerca de 300 trabalhos submetidos, dos quais quinze foram premiados, além de um público de mais de mil pessoas compartilhando conhecimento e conteúdo técnico-científico. O trabalho da Designer Instrucional contou com a orientação das professoras Ana Emilia Figueiredo de Oliveira e Paola Trindade.

“Receber este reconhecimento em um evento tão importante para a saúde no Maranhão nos estimula a busca por mais qualificação. O suporte por parte da UNA-SUS, da FAPEMA e das minhas orientadoras têm sido essenciais para alcançar bons resultados. A sistematização da nossa experiência em um trabalho científico enriquece a literatura na área de educação em saúde e favorece debates dentro da equipe acerca do nosso processo de trabalho”, declara Izabel Oliveira.

Sobre a II Mostra SES

Realizada entre os dias 16 e 18 de novembro, no Convento das Mercês, em São Luís, a II Mostra Científica SES foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/MA), e abordou o tema “Ciência, saúde e cuidado no cotidiano do SUS no Maranhão”.

A programação proporcionou espaços de troca de experiências a partir de mesas, rodas de conversa, apresentação de trabalhos e lançamento de publicações. O encerramento contou com uma cerimônia de premiação e menção honrosa para os três trabalhos com maior pontuação de cada eixo: Atenção nas Linhas de Cuidado, Vigilância em Saúde, Gestão em Saúde, Educação Permanente em Saúde e Covid-19.

Data de Publicação: 25/11/2022