UNA-SUS/UFMA tem artigo publicado em revista lançada no 29º Encontro da Rede UNA-SUS

“Livro Digital 3.0: Experiência Transformadora como instrumento de Democratização do Ensino em Saúde” compõe a edição especial da Revista Saúde & Transformação Social

Lançada no 29ª Encontro Nacional da Rede UNA-SUS, a Revista Saúde & Transformação Social conta com uma coletânea de trabalhos das diversas ações realizadas pelas instituições da Rede, entre elas, a UNA-SUS/UFMA, que colabora com o artigo Livro Digital 3.0: Experiência Transformadora como instrumento de Democratização do Ensino em Saúde.

Foram compilados 15 artigos científicos sobre pesquisas e desenvolvimento de tecnologias nas instituições de ensino superior, além de práticas inovadoras na formação profissional. A publicação é gratuita, editada pelo Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) há mais de dez anos.

O artigo da UNA-SUS/UFMA, com autoria de Ana Emília Figueiredo de Oliveira, Davi Viana dos Santos, Mário Teixeira, Cadidja do Carmo, Paola Garcia, Deysianne Chagas, Rayanne Silveira e Douglas Campos, contempla a edição especial do exemplar, disponível na plataforma de periódicos da UFSC.

A pesquisa apresenta o desenvolvimento do livro digital, com critérios de acessibilidade, para implementação nos cursos autoinstrucionais para profissionais da saúde, bem como discute o processo de aprimoramento dos recursos aplicados na EAD e suas potencialidades. A ideia é contribuir para que pessoas com deficiência sejam pensadas como público-alvo desde o início da produção.

“O livro digital 3.0 já era utilizado em cursos autoinstrucionais na UNA-SUS/UFMA e devido ao trabalho de torná-lo cada vez mais acessível aos diferentes públicos, uma nova versão foi pensada para os cursos. A ideia é essa: trazer a democratização da educação em saúde”, afirma a coordenadora-geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emília Figueiredo de Oliveira.

Para Dalvan Antônio de Campos, um dos responsáveis pela criação da revista, a ideia de juntar os artigos “simboliza a união entre diversas IES integrantes da Rede e faz com que a publicação seja amplamente divulgada como um produto do 29º Encontro. Essa diversidade é importante para a qualidade das produções”, destacou.

Acesse aqui a edição especial da “Revista Saúde & Transformação Social”  e boa leitura!

Sobre o 29º Encontro da Rede UNA-SUS

Com o tema “Teorias educacionais da era virtual no contexto da Rede UNA-SUS”, o 29º Encontro da Rede UNA-SUS ocorreu nos dias 9 a 11 de novembro, em Florianópolis/SC. O evento foi organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, em conjunto com a Secretaria Executiva da UNA-SUS. A programação promoveu oportunidades de diálogo e reflexão durante palestras, lançamentos de publicações e a tradicional Reunião de Coordenadores.

Data de Publicação: 17/11/2022