Dia Nacional da Saúde Bucal: UNA-SUS/UFMA oportuniza capacitação profissional na área odontológica em nove cursos gratuitos e com inscrições abertas

As ofertas já ultrapassaram mais de 100 mil matrículas e capacitou mais de 30 mil multiplicadores em todo o país

Nesta terça, 25, data em que se comemora o Dia Nacional da Saúde Bucal e Dia do Cirurgião-dentista, a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) ressalta a importância do profissional qualificado na área odontológica.

Ofertando um serviço de qualidade na educação a distância e no âmbito da saúde bucal, a UNA-SUS/UFMA já capacitou mais de 30 mil multiplicadores para o atendimento, assistência e cuidado odontológico direcionado aos usuários da Rede de Atenção à Saúde do SUS e ultrapassou mais de 100 mil matrículas em todo o país na plataforma de ensino-aprendizagem.

“As capacitações buscam compreender e estruturar os serviços de assistência odontológica e o trabalho da equipe de Atenção Primária em Saúde a partir de diferentes abordagens e situações de atendimento nessa linha de cuidado. As nove ofertas disponíveis para matrículas atendem com excelência o trabalho de aperfeiçoamento dos profissionais na promoção da saúde bucal que, consequentemente, impacta de forma positiva a saúde do país”, apontou a coordenadora da UNA-SUS/UFMA e diretora da DTED, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira

Jogos educacionais – Os cursos ainda possuem estratégias de gamificação ambientadas para dar suporte ao desenvolvimento educacional como, por exemplo, a disponibilização do serious game chamado Dental Case, disponível em três plataformas distintas: Web, Android e iOS. Dentro do jogo, ao efetuar o atendimento, o usuário realizará anamnese, exames físicos, diagnósticos e recomendações de tratamento visando o melhor desfecho para a saúde do paciente.

“A capacitação de profissionais da Saúde tem sido realizada de uma maneira inovadora pela equipe da UNA-SUS/UFMA. Um dos nossos grandes desafios tem sido o desenvolvimento de abordagens metodológicas modernas, e o projeto GameCase vem para suprir a necessidade de incorporação de jogos em nossos cursos”, contou a coordenadora do projeto Game Case, Alana Oliveira.

Alerta – Porta de entrada para nutrientes necessários ao corpo humano, a boca pode introduzir, também, microrganismos, como vírus e bactérias. De acordo com o Ministério da Saúde, a cárie é a doença crônica não transmissível mais prevalente no mundo.

Mas, além das enfermidades da própria boca, outras doenças infecciosas, como Covid-19, varíola (incluindo a dos macacos), herpes, sífilis e HPV podem infectar o corpo por meio dela. “Isso porque a boca é, naturalmente, um ambiente de fácil contaminação”, explica o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Wellington Carvalho.

Segundo ele, a falta da higiene adequada pode levar desde uma dor de dente até uma infecção, que pode se espalhar pelo corpo, causando quadros mais graves e, se permanecer sem tratamento, pode levar à morte. “Existe uma doença chamada endocardite bacteriana, que acontece quando a contaminação que começou na boca infecciona as estruturas internas do coração, levando a pessoa à internação”, exemplifica Carvalho.

A boca tem também importante função social, seja falando, sorrindo ou beijando. Wellington esclarece que “uma pessoa que não está confortável com seu sorriso tem mais dificuldade de se comunicar e isso pode levar inclusive a problemas psicológicos. Ter uma boca saudável e funcional é importante para muitos aspectos da saúde física e mental”, disse.

Programa DCNT – As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) constituem, atualmente, as principais causas de morte do mundo. Promovendo o conhecimento e instituição dos protocolos para a prestação da assistência odontológica com segurança para esses pacientes, a UNA-SUS/UFMA oportuniza a capacitação profissional em quatro eixos temáticos: Doenças Cardiovasculares; Doenças Respiratórias Crônicas; Diabetes, Hipertensão e Doença Renal Crônica; e Pacientes com Câncer.

Capacitação profissional – São nove cursos com inscrições abertas. O público-alvo são profissionais e estudantes de odontologia, além de demais interessados no tema. Para participar, basta acessar a plataforma de ensino da unasus.ufma.br, fazer o cadastro e a matrícula. O curso tem início imediato, gratuito, online e certificado validado pela UFMA. Confira todos os cursos:

1. Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência;
  2. Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas em Situações de Urgências Odontológicas;
  3. Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência na Atenção Primária à Saúde;
  4. Cuidado em Saúde Bucal para Gestantes e Puérperas;
  5. Cuidado em Saúde Bucal da Pessoa com Doença Infecciosa Transmissível;
  6. Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: Doenças Respiratórias Crônicas;
  7. Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: Diabetes, Hipertensão e Doença Renal Crônica;
  8. Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: Doenças Cardiovasculares;
  9. Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: Pacientes com Câncer.

As ofertas educacionais são frutos da parceria entre a Rede UNA-SUS, por meio da DTED/UFMA, e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) da UFMA, com ênfase no cuidado em saúde bucal, na compreensão e estruturação dos serviços de assistência odontológica e no trabalho da equipe de Atenção Primária em Saúde a partir de diferentes abordagens e situações de atendimento nessa linha de cuidado.

Data de Publicação: 25/10/2022