Outubro Rosa: UNA-SUS-UFMA capacita profissionais da área odontológica no cuidado aos pacientes com câncer

Conheça o curso Assistência odontológica para pacientes com DCNT: pacientes com câncer

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e um problema de saúde pública de grande relevância no Brasil. A campanha do Outubro Rosa, tradicional mês de conscientização sobre a doença, reforça ações e oferece – gratuitamente – consultas e exames preventivos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Engajada nesta ação, a UNA-SUS-UFMA oportunizada a qualificação profissional na área de saúde bucal  aos pacientes oncológicos por meio do curso “Assistência odontológica para pacientes com DCNT: pacientes com câncer”.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021 no país, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

“O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil”, destacou o Instituto.

Atualmente, o controle do câncer de mama é uma prioridade da agenda de saúde do país e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011-2022.

Nesse sentido, a UNA-SUS/UFMA vem contribuindo com sua expertise, disponibilizando capacitação gratuita aos profissionais de odontologia de todo o país, por intermédio do curso “Assistência odontológica para pacientes com DCNT: pacientes com câncer”.

“Ainda que a campanha Outubro Rosa seja uma importante ação para conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama, é preciso garantir e fortalecer, também, os serviços voltados ao paciente oncológico. Um desses serviços contempla o atendimento especializado em odontologia”, destacou a coordenadora da UNA-SUS-UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveria.

Três décadas de história

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

O objetivo do Outubro Rosa 2022 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Sobre o curso

A capacitação Assistência odontológica para pacientes com DCNT: pacientes com câncer é a oportunidade de cirurgiões-dentistas, que atuam na Atenção Primária à Saúde, estudantes e interessados pela temática, compreenderem os diferentes fatores relacionados às doenças crônicas não transmissíveis, com enfoque nos pacientes com câncer.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) - por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) - e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA.

Com carga horária de 45 horas, o curso é totalmente gratuito e 100% online. Além disso, conta com diversos recursos educacionais, como e-books, PDF, infográficos interativos, materiais multimídias, vídeos, entre outros.

Entre as temáticas abordadas estão: Atenção à saúde do paciente com câncer no SUS; Princípios e diretrizes da Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer; Atendimento odontológico prévio ao tratamento oncológico; avaliação odontológica de paciente com diagnóstico recente de câncer e atendimento odontológico ao paciente durante e após o tratamento oncológico.

O curso tem início imediato e as matrículas podem ser realizadas no site unasus.ufma.br. Ao concluir o curso, o aluno poderá emitir o certificado, validado pela UFMA, de maneira gratuita. A emissão é feita no próprio ambiente virtual, por meio da opção “Certificação”.

Data de Publicação: 07/10/2022