Notícias

Designer Instrucional na UNA-SUS/UFMA conquista segundo lugar no Prêmio Ser Humano 2022

Karoline Trindade recebeu a premiação na categoria Trabalho Acadêmico

A Designer Instrucional na UNA-SUS/UFMA, Karoline Trindade, conquistou o segundo lugar na 6ª edição do Prêmio Ser Humano (PSH), na categoria Trabalho Acadêmico, com o artigo Estratégias de Ensino e Aprendizagem para a Função de Designer Instrucional de Forma Remota em uma Instituição que Trabalha com Educação a Distância. Neste ano, o evento ocorreu no Multicenter Sebrae e  premiou nove cases organizacionais e três trabalhos acadêmicos da Universidade Federal do Maranhão.

O artigo de Karoline, fruto do trabalho de conclusão do MBA em Gestão de Projetos da UFMA, foi motivado pelo cenário da pandemia da COVID-19, que interferiu em mudanças nas atividades desenvolvidas em vários setores, incluindo o educacional. “Diversas instituições adotaram o modelo remoto para dar continuidade aos seus trabalhos. Em algumas delas, processos de treinamentos de novos colaboradores também tiveram que se adequar a esse modelo. Com isso, senti a necessidade de investigar as estratégias de ensino e aprendizagem para treinamento remoto de novos colaboradores para exercerem a função de designer instrucional de forma remota, na UNA-SUS/UFMA”, revelou Trindade.

Como resultado, o trabalho apresentou a seguinte estratégia: treinamento com seis etapas a serem realizadas em um período de 3 meses. “As etapas desse treinamento se aproximam da metodologia 70-20-10 de capacitação, que coloca o profissional diretamente na prática, apostando em uma aprendizagem baseada na resolução de problemas, permitindo ainda feedbacks formativos, com o intuito de melhorar o trabalho do novo colaborador. A estratégia, adaptada para o modelo remoto, mostrou-se eficiente, considerando-se que as potencialidades superaram as fragilidades na implementação, fazendo com que o novo colaborador possa trilhar o seu caminho na instituição sem maiores percalços”, explicou a Designer Instrucional.

O Prêmio – O PSH foi criado em 1993 pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), entidade não governamental e sem fins lucrativos voltada à área de gestão de pessoas. No Brasil, a ABRH possui 21 seccionais que buscam promover o desenvolvimento dos profissionais de RH e de gestores de pessoas por meio de eventos, pesquisas e troca de experiências, visando à formação de organizações mais produtivas no contexto socioeconômico do país. No Maranhão, a premiação é realizada desde 2015.

Graduada em Enfermagem e atuando como Designer Instrucional na UNA-SUS/UFMA, Karoline revela que receber o PSH 2022 foi extremamente gratificante, porque simboliza o reconhecimento de seu trabalho. “Essa premiação mostra que estamos no caminho certo: planejando, desenvolvendo e capacitando profissionais para o mercado de trabalho. O prêmio me impulsiona a progredir na melhoria das nossas ofertas, fortalecendo, ainda, a minha trajetória profissional”, disse.

Vale ressaltar que, o trabalho premiado contou com a orientação e coorientação da professora Adriana de Lima Reis Araújo e da designer instrucional Mizraim Mesquita, respectivamente, da colaboração da professora Paola Trindade e da professora Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, que fomenta, no cotidiano de trabalho da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), espaços para crescimento acadêmico e profissional. 

A UNA-SUS/UFMA – É um programa do Ministério da Saúde, vinculado à DTED/UFMA. Desenvolve cursos gratuitos na modalidade a distância, voltados a profissionais que atuam na área da saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde. Para mais informações, acesse: www.unasus.ufma.br.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 28/09/2022