32 anos do SUS: UNA-SUS/UFMA celebra data ressaltando a educação permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde

São 247 ofertas educacionais disponibilizadas ao longo de uma década de história com a Universidade Federal do Maranhão.

O Ministério da Saúde celebra, nesta semana, a implantação do Sistema Único de Saúde – SUS. Há 32 anos, a saúde pública universal e igualitária para todos os brasileiros se tornou realidade com a instituição. O que antes era um serviço para poucos e de responsabilidade federal, passou a ser descentralizado e de gestão compartilhada entre União, estados e municípios.

“O Brasil tem um dos maiores sistemas de saúde de acesso universal do mundo. Há três décadas, o SUS dá todo o suporte necessário a quem precisa de ajuda, de graça, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial, Unidades de Saúde, UPAs 24h, SAMU 192 e hospitais”, destaca o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Parceria exitosa – Com mais de dez anos de atuação, a UNA-SUS/UFMA é uma das instituições pioneiras na história do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), projeto coordenado pelo Ministério da Saúde.

De lá para cá, a UNA-SUS/UFMA oportunizou 247 ofertas gratuitas e a distância com o intuito de atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam no SUS.

“A contribuição da UNA-SUS/UFMA para a educação em saúde e educação a distância é extensa. São inúmeras ofertas educacionais, metodologias ativas, recursos interativos e sistemas tecnológicos que buscam a promoção de conhecimentos para a construção de valores e competências profissionais que atendam às exigências do presente e aos desafios do futuro, sobretudo na realidade de saúde da população brasileira”, destaca a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Universalização, equidade e integralidade – A Constituição Federal de 1988 consagrou a saúde como direito de todos e dever do Estado. Dois anos depois, em 1990, a Lei nº8.080 regulamentou o Sistema Público de Saúde em todo território nacional. O SUS não é simplesmente um serviço médico-hospitalar. Também promove serviços como prevenção, vacinação e controle das doenças, além de atuar na assistência farmacêutica, educação, promoção e gestão da Saúde.

Para que todos tenham assistência garantida, o SUS se baseia em três princípios. A universalização: em que a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e dever do Estado. Depois, a equidade. O objetivo desse princípio é diminuir desigualdades e garantir que todos tenham acesso aos mesmos serviços. Em terceiro, vem a integralidade, princípio que considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades.

Neste contexto, a UNA-SUS/UFMA promove o cuidado humanizado, qualificado e inclusivo por meio de suas capacitações aos profissionais do SUS. Os cursos são gratuitos, autoinstrucionais, têm início imediato e cabem nas mais diversas rotinas e agendas de estudo. O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

“Com uma equipe multidisciplinar, entregamos capacitações de excelência para o campo da saúde, promovendo a formação de profissionais em cursos de extensão e aprimoramento, além de garantir renomada qualificação chancelada pela UFMA e um diferencial no mercado de trabalho”, frisa a coordenadora.

Acesse o site unasus.ufma.br e confira todos os cursos disponíveis na plataforma.

Com informações do Ministério da Saúde.

Data de Publicação: 22/09/2022