Notícias

Cuidado aos pacientes vítimas de queimaduras é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA

A oferta está disponível em um ambiente virtual com recursos de acessibilidade e que pode ser acessado também em dispositivos móveis

Casos de queimaduras constituem um grave problema de saúde pública no Brasil. Quando pensamos no manejo de pacientes vítimas desses agravos, é necessário que o profissional que atua no atendimento à demanda espontânea conheça os conceitos, tipos e características dessas lesões, suas causas mais comuns, o tratamento e o acompanhamento dessas pessoas no âmbito da Atenção Primária à Saúde. 

Com o objetivo de contribuir na qualidade da assistência e no fluxo de trabalho das equipes de saúde, a UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso Cuidado aos pacientes vítimas de queimaduras. As matrículas podem ser realizadas até 28 de fevereiro de 2023. O curso tem início imediato.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA). 

TEMÁTICAS ABORDADAS E PÚBLICO-ALVO

Com carga horária de 30 horas, ofertado na modalidade a distância e sem a mediação de tutores, o curso aborda temas como: epidemiologia das queimaduras, caracterização e diagnóstico da extensão da lesão, avaliação de risco e vulnerabilidades, primeiros socorros e remoção de pacientes vítimas de queimaduras, entre outros assuntos que fazem parte desse contexto. 

Em resumo, a capacitação enfoca os protocolos de cuidados, os critérios para encaminhamentos e processos de reabilitação dos pacientes vítimas desses agravos, assim como também auxilia as equipes de saúde a informar à população sobre os aspectos relacionados à prevenção de queimaduras.

Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: material em PDF, infográficos, vídeo e questionário. Como público-alvo da capacitação estão profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação. 

CERTIFICAÇÃO

O aluno poderá emitir a sua certificação após concluir todas as etapas e tarefas presentes na sala virtual e obter nota final maior ou igual a 70.0 (setenta). Para mais informações sobre as estratégias avaliativas do curso, visite a página de apresentação da capacitação no ambiente virtual de aprendizagem, o SAITE AVA. 

O certificado é gratuito e emitido pela Universidade Federal do Maranhão - Instituição integrante da Rede UNA-SUS. 

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 13/09/2022