UNA-SUS/UFMA lança 15 novas ofertas no primeiro semestre de 2022

A plataforma oferece, no total, 34 capacitações gratuitas voltadas aos profissionais de saúde

A Universidade Federal do Maranhão, instituição que faz parte da rede colaborativa do Sistema UNA-SUS, tem contribuído de forma contínua para a educação permanente dos profissionais de saúde. Ofertando cursos exclusivos, a UNA-SUS/UFMA promove o cuidado humanizado, qualificado e inclusivo. Somente no primeiro semestre de 2022, quinze novas capacitações foram lançadas, totalizando 34 cursos com matrículas abertas na plataforma.

As capacitações abordam temas como paralisia cerebral, pós-covid, saúde bucal, diabetes, reabilitação visual, epilepsia, intoxicação, mulheres com deficiência, entre outros. Os cursos são gratuitos, autoinstrucionais, têm início imediato e cabem nas mais diversas rotinas e agendas de estudo. O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

Dos quinze cursos lançados no primeiro semestre deste ano, apenas um já encerrou as inscrições – o curso Saúde da pessoa com deficiência na adolescência – totalizando, assim, 34 cursos com matrículas abertas no ambiente virtual de aprendizagem.

A gama de ofertas, coordenada pela Diretoria de Tecnologias na Educação na Universidade (DTED/UFMA), ultrapassa um milhão de matrículas, dado que evidencia a UNA-SUS/UFMA no cenário educacional, a qualidade de seus Cursos e Plataformas, a relevância da sua produção científica e o nível de excelência de suas inovações tecnológicas e pedagógicas.

“Com uma equipe multidisciplinar, entregamos capacitações de excelência para o campo da saúde, promovendo a formação de profissionais em cursos de extensão e aprimoramento, além de garantir renomada qualificação chancelada pela UFMA e um diferencial no mercado de trabalho”, declarou a coordenadora da UNA-SUS/UFMA e diretora da DTED/UFMA, Ana Emília Figueiredo de Oliveira.

Confira as ofertas lançadas no primeiro semestre de 2022, que seguem com inscrições abertas:

1. Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência
  2. Comunicação efetiva com a pessoa com deficiência auditiva e surda na Atenção Primária à Saúde
  3. Descompensação do Diabetes Mellitus e alterações agudas da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS)
  4. Atenção à Saúde na Reabilitação Visual
  5. Reabilitação da pessoa com complicações pós Acidente Vascular Encefálico
  6. Cuidado em crises epilépticas e epilepsia
  7. Atenção à saúde das mulheres com deficiência
  8. Atenção na identificação precoce de deficiências em crianças por meio de Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e Triagem Ocular Neonatal (TON)
  9. Cuidado em casos de mordedura de animais e intoxicação por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos
  10. Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral
  11. Caderneta da Criança: Instrumento intersetorial para promoção da Atenção Integral à Saúde da criança
  12. Cuidado em reações anafiláticas
  13. Cuidado em Saúde Bucal da pessoa com doença infecciosa transmissível
  14. Atenção à Pessoa com Traumatismo Cranioencefálico (TCE)

As capacitações são frutos da parceria entre o Ministério da Saúde e a UFMA. Ao concluir a capacitação, o estudante poderá emitir, gratuitamente, o certificado validado pela UFMA. Acesse o site unasus.ufma.br e confira todos os cursos disponíveis na plataforma.

Data de Publicação: 02/09/2022