Semana Nacional PcD: Ministério da Saúde reforça o curso sobre Triagem Neonatal Auditiva e Ocular da UNA-SUS-UFMA

A Triagem Neonatal faz parte de um conjunto de ações realizadas para a atenção integral à saúde na infância

Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, o Ministério da Saúde reforça a importância da realização da Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e da Triagem Ocular Neonatal (TON) nos primeiros dias de vida (24h a 48h), ainda na maternidade e no máximo durante o primeiro mês de vida. Os exames têm como objetivo identificar precocemente deficiência auditiva e visual nos neonatos e lactentes.

No caso de deficiência auditiva permanente, o diagnóstico funcional e a intervenção iniciados antes dos seis meses de vida da criança possibilitam, em geral, melhores resultados para o desenvolvimento da função auditiva, linguagem, fala, processo de aprendizagem e consequentemente a inclusão no mercado de trabalho e melhor qualidade de vida.

A Triagem Auditiva Neonatal faz parte de um conjunto de ações que devem ser realizadas para a atenção integral à saúde auditiva na infância. Dessa forma, a TAN deve estar integrada à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e às ações de acompanhamento materno-infantil. Também é de extrema importância a articulação, capacitação e integração com a atenção básica, para garantir o monitoramento e acompanhamento do desenvolvimento da audição e da linguagem e para a adesão aos encaminhamentos para serviços especializados.

A Triagem Ocular Neonatal, também conhecida como Teste do Olhinho, deve fazer parte do exame físico do recém-nascido e ser realizada ainda na maternidade, por meio de inspeção dos olhos e realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV) da retina, com o uso do oftalmoscópio ou de instrumento, como caneta de luz. Esses exames visam à identificação, em tempo oportuno, de situações de risco e agravos que podem ocasionar deficiência visual, tais como catarata congênita e outros transtornos oculares congênitos e hereditários.

CAPACITAÇÃO – Estão abertas as matrículas para o curso Atenção na Identificação Precoce de Deficiências em Crianças por meio de Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e Triagem Ocular Neonatal (TON). A capacitação é resultado da parceria entre a Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (SAES/MS) e da UNA-SUS/UFMA.

O objetivo é capacitar os profissionais de saúde sobre a epidemiologia, os impactos e indicadores de risco relacionados às deficiências auditivas e visuais em recém-nascidos, assim como o desenvolvimento da criança antes e após os testes de triagem neonatal.

Profissionais, estudantes da saúde e demais interessados podem se inscrever até 31 de outubro. O início é imediato e, como em todas as ofertas da UNA-SUS/UFMA, o curso é totalmente gratuito e a distância. Ao concluir a oferta, o cursista terá direito ao certificado gratuito e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

Data de Publicação: 26/08/2022