Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA

Com carga horária de 30h, este curso busca ampliar os conhecimentos dos profissionais de saúde bucal sobre aspectos relacionados ao cuidado direcionado às pessoas com deficiência

É direito da pessoa com deficiência ter acesso aos serviços públicos em saúde, como o atendimento odontológico, sem preconceitos ou barreiras. E para que essa assistência seja ofertada de forma qualificada e acolhedora, é necessário que haja iniciativas de educação continuada em saúde bucal para os profissionais inseridos nesse contexto. Diante desse cenário, a UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência. As matrículas podem ser realizadas na plataforma saiteava.org e ficam disponíveis até 31 de janeiro.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

A capacitação tem como objetivo auxiliar na produção do cuidado em saúde bucal à pessoa com deficiência na Rede de Atenção à Saúde. O curso tem início imediato e é ofertado na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutores.

Com carga horária de 30 horas, a oferta apresenta os seguintes conteúdos: Deficiência e Necessidades Especiais em Odontologia: conceitos. O cuidado em saúde bucal nas redes de atenção à saúde (Atenção Primária à Saúde, Atenção Especializada Ambulatorial – Centros de Especialidades Odontológicas e Atenção Especializada Hospitalar); atenção odontológica à pessoa com Paralisia Cerebral (conceito e classificação, alterações bucais, cuidados especiais e estratégias de manejo do comportamento); atenção odontológica à pessoa com Síndrome de Down (conceito características da pessoa com Síndrome de Down, características bucais, cuidados especiais); atenção odontológica à pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (características, nomenclatura, sinais de alerta, alterações bucais e cuidados especiais).

Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: PDFs e infográficos interativos, e-books, recursos multimídia e questionários. O público-alvo da capacitação são profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.

O aluno poderá emitir a certificação após concluir todas as unidades e obter média igual ou maior a 70,00 (setenta). O certificado é gratuito e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA

Data de Publicação: 25/08/2022