Notícias

UFMA é a instituição que oferta mais capacitações na saúde dentro da Rede UNA-SUS

Atualmente, ela oferta 33 cursos a distância em parceria com o Ministério da Saúde

O aprimoramento de ferramentas tecnológicas, a entrega contínua de novas capacitações na saúde e a busca incessante por inovação têm levado a Universidade Federal do Maranhão, por meio do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS/UFMA), a obter evidência no cenário educacional.

Coordenado pelo Ministério da Saúde, o Sistema UNA-SUS é formado por 36 instituições de ensino superior renomadas que oferecem cursos a distância gratuitamente. Entre elas, a UFMA vem liderando o ranking de lançamento de ofertas educacionais, disponibilizando 33 capacitações com inscrições abertas em todo o país, à frente de instituições como Fiocruz-Brasília (26), UFG (12), UFPEL (11) e UFMG (8).

A gama de ofertas inclui desde cursos voltados à lógica organizacional do SUS, recursos públicos, até assuntos específicos como assistência odontológica na Atenção Primária em Saúde, acolhimento efetivo nas unidades de saúde e as Redes de Atenção da pessoa com deficiência.

“Oportunizar todos esses cursos com qualidade, abordando temáticas que buscam soluções para os problemas de saúde pública e com fluxo regular no ambiente virtual de aprendizagem é resultado de um trabalho sério e incansável de uma equipe que trabalha com muita dedicação e compromisso, sempre buscando inovar e dar o seu melhor”, contou a coordenadora da UNA-SUS/UFMA e diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), Ana Emília Figueiredo de Oliveira.

As capacitações são ofertadas no ambiente virtual de aprendizagem – o SAITE AVA – criado pela UNA-SUS/UFMA, que oferece, atualmente, mais de trinta recursos multimídias, como e-books, games, infográficos interativos, vídeos, podcasts, entre outros, todos em formato web e mobile.

MAIS DE 1 MILHÃO DE MATRÍCULAS – Hoje, esse programa governamental coordenado pela Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade ultrapassa um milhão de matrículas, dado que certifica a competência e expertise da UNA-SUS/UFMA e que continua subindo diariamente e acentuando-se a cada nova oferta. 

“Com uma equipe multidisciplinar, entregamos capacitações de excelência para o campo da saúde, promovendo a formação de profissionais em cursos de extensão e aprimoramento, além de garantir renomada qualificação chancelada pela UFMA e um diferencial no mercado de trabalho”, declarou Ana Emilia.

Presente em 99% do território nacional, a UNA-SUS/UFMA se destaca pela qualidade de seus Cursos e Plataformas, quantidade de produção científica e pelas inovações tecnológicas e pedagógicas.

“O robusto suporte pedagógico proporcionou, ainda, a produção de 66 registros no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI/BR, todos em nome da UFMA. Vale ressaltar que 32 desses registros foram efetuados na gestão atual do professor Natalino”, apontou a coordenadora.

INCLUSÃO DIGITAL – Considerando os requisitos impostos por padrões internacionais e pelas diretrizes de Acessibilidade Digital do Governo Federal, e buscando uma maior inclusão de alunos e o acesso mais completo aos ambientes e recursos disponibilizados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, a UNA-SUS/UFMA se tornou uma referência em inclusão digital na educação a distância.

“Cada vez mais as universidades e outras instituições serão cobradas por inclusão digital. Apesar de termos leis e diretrizes voltadas à acessibilidade, a UNA-SUS/UFMA foi pioneira no conteúdo mobile e no trabalho com designer da interação e experiência do usuário em seus produtos educacionais”, revelou Davi Viana, especialista em Acessibilidade Digital e Análise de Sistemas.

De acordo com o reitor Natalino Salgado, esse resultado é reflexo da mobilização e qualificação dos profissionais da DTED. “Nossos esforços, nesta gestão, tem sido a modernização de processos e inovação, cuja DTED tem conseguido destaque na criação de alternativas no ensino a distância. A excelência do trabalho é ilustrada neste grande número de ofertas e no número de profissionais que buscam na UNA-SUS-UFMA ampliar seu conhecimento e obter uma qualificação de qualidade na educação em saúde”, afirmou o reitor.

Lista completa | +30 cursos com inscrições abertas na UNA-SUS/UFMA.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 23/08/2022