Notícias

Doença cardiovascular: UNA-SUS/UFMA oferta curso que promove o cuidado odontológico aos pacientes com doença de alta mortalidade no país

Inscrições abertas até 31 de outubro

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) constituem, atualmente, as principais causas de morte do mundo, com especial destaque para as doenças cardiovasculares, que ocupam no Brasil e no restante do mundo, a primeira posição na lista. Buscando promover o conhecimento e instituição dos protocolos para a prestação da assistência odontológica com segurança para esses pacientes, a UNA-SUS/UFMA oferta o curso “Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: Doenças Cardiovasculares”, que segue com inscrições abertas até 31 de outubro. A capacitação é gratuita e tem início imediato.

A oferta tem como objetivo compreender os fatores relacionados às doenças crônicas não transmissíveis e como elas impactam à saúde bucal do paciente com doença cardiovascular. Além disso, visa atender a uma demanda na formação de profissionais que integram as equipes de saúde bucal e participam da assistência odontológica ao usuário que compõem essa linha de cuidado, cada vez mais predominante no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS).

O Ministério da Saúde alerta que as doenças crônicas que compõem esse grupo apresentam causas múltiplas, vários fatores de risco, que se desenvolvem lentamente ao longo da vida e, na maioria das vezes, de forma silenciosa e assintomática. Assim, serão abordadas no curso as principais cardiopatias de interesse do cirurgião-dentista para a clínica diária para pacientes com doenças cardiovasculares.

Para a coordenadora da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, as ofertas de Odontologia às pessoas com DCNT é resultado do compromisso de toda a equipe e da percepção de que a saúde bucal é essencial para manter o bem-estar do organismo.

“Com o uso de tecnologias inovadoras na EaD e ofertando um serviço de qualidade na educação, oportunizamos a qualificação de profissionais de odontologia, em especial, dos cirurgiões-dentistas, pois eles enfatizam a manutenção da integralidade do paciente como um todo, avaliando não apenas a boca e os dentes, mas seu estado de saúde geral”, observou a coordenadora.

PROGRAMA DCNT – A capacitação faz parte do Programa “Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT na Atenção Primária” que atende também outros eixos temáticos: Doenças Respiratórias CrônicasDiabetes, Hipertensão e Doença Renal Crônica; e Pacientes com Câncer.

A ofertas educacionais são frutos da parceria entre a Rede UNA-SUS, por meio da DTED/UFMA, e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) da UFMA, com ênfase no cuidado em saúde bucal, na compreensão e estruturação dos serviços de assistência odontológica e no trabalho da equipe de Atenção Primária em Saúde a partir de diferentes abordagens e situações de atendimento nessa linha de cuidado.

Com informações do Ministério da Saúde.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 19/08/2022