Notícias

Ministério da Saúde reforça a importância da Caderneta da Criança para a vigilância do desenvolvimento infantil; UNA-SUS/UFMA oferta curso na temática

Inscrições abertas até 31 de outubro e com início imediato!

O texto veiculado pelo Ministério da Saúde, na terça-feira, 9, aponta a Caderneta da Criança como um importante instrumento de vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil. De modo a auxiliar os profissionais de saúde e as equipes de atenção quanto a utilização dessa valiosa ferramenta, a UNA-SUS/UFMA segue com inscrições abertas, até 31 de outubro, para o curso Caderneta da Criança: Instrumento intersetorial para promoção da Atenção Integral à Saúde da Criança. A capacitação é ofertada 100% online e tem início imediato.

PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA – A vigilância do desenvolvimento infantil é um importante recurso para acompanhar as mudanças em cada fase da infância, como aspectos físicos, cognitivos e psicossociais. O conceito de desenvolvimento é amplo e faz referência a uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva, que inclui, além do crescimento, também a maturação e a aprendizagem. Esses elementos estão interligados e se influenciam de forma mútua ao longo da vida.

Os primeiros anos de vida, chamados de “primeiríssima infância”, são os mais significativos. Esse ciclo precisa ser garantido de forma ampla e saudável a partir de cuidados integrais, para assim, proporcionar o alcance do pleno desenvolvimento, conforme proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC).

No Brasil, a Atenção Primária à Saúde (APS) tem papel fundamental e busca alcançar, de forma universal, crianças e suas famílias por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). As consultas de puericultura, em que os profissionais acompanham o crescimento e o desenvolvimento da criança, são espaços de vigilância, incluindo as atividades relacionadas à promoção e à detecção de problemas neste processo.

A Caderneta da Criança é um instrumento essencial de orientação às equipes da APS sobre o desenvolvimento infantil, os cuidados necessários e o ambiente favorável para que a criança cresça e se desenvolva de maneira saudável. O Ministério da Saúde reforça a importância de realizar a vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil, por meio dos marcos apresentados na Caderneta da Criança, proporcionando saúde de qualidade e assistência adequada em todas as etapas da vida.

CAPACITAÇÃO – Desde o seu lançamento, em 22 de fevereiro deste ano, o curso Caderneta da Criança: Instrumento intersetorial para promoção da atenção integral à saúde da criança obteve grande procura. Atualmente, a oferta alcançou mais de 20 mil matrículas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. A capacitação tem como público-alvo profissionais de nível médio e superior, inseridos na Atenção Primária à Saúde, e demais interessados na temática. Com carga horária de 30 horas, o curso é ofertado na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutores. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da UNASUS-UFMA, com o Ministério da Saúde - por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) em conjunto com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS).

Com informações do Ministério da Saúde.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 10/08/2022