DTED-UFMA lança novo curso sobre a comunidade de raros e traz como tema “Empoderamento das pessoas com doenças raras”

Capacitação é ofertada em parceria com Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Estão abertas as matrículas para o curso “Empoderamento das pessoas com doenças raras”, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED-UFMA) em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A oferta educacional é on-line, gratuita e tem início imediato. As inscrições podem ser realizadas por meio da plataforma saiteava.org e ficam disponíveis até o dia 31 de janeiro de 2023.

Por meio do curso será possível compreender conceitos e os processos que caracterizam o empoderamento das pessoas com doenças raras, a relação entre políticas públicas e os direitos humanos nesse cenário e os impactos que a participação social e do Estado exercem sobre a vivência das pessoas que integram a comunidade de raros no Brasil.

Com carga horária de 30 horas, o cursista terá acesso a diversos suportes educacionais, como: infográficos, material em PDF, recurso multimídia, e-book e questionário. O público-alvo são pessoas com doenças raras, familiares, gestores  e profissionais dos mais diversos âmbitos interessados na temática da capacitação.

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta). O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

Saiba mais

O curso “Empoderamento das pessoas com doenças raras” faz parte do Programa de Formação Capacitação e Informação em Doenças Raras. Atualmente, o Programa conta com mais três módulos disponíveis ao público: Famílias raras e mães atípicas: apoio após o diagnóstico; Voluntariado no campo das doenças raras; e Políticas públicas para pessoas com doenças raras

Ao todo, o Programa é composto de seis cursos on-line, gratuitos e autoinstrucionais (sem a mediação de tutores). Nessa modalidade, o cursista poderá obter o certificado integral com carga horária de 180 horas assim que todos os módulos estiverem disponíveis para inscrições no ambiente virtual de aprendizagem - o Saite AVA.

DTED/UFMA

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) é o setor responsável pela gestão da modalidade Educação a Distância na UFMA e reúne os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Data de Publicação: 02/08/2022