Notícias

Descompensação do Diabetes Mellitus e alterações agudas da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA

A oferta está disponível em um ambiente virtual com recursos de acessibilidade e que pode ser acessado também em dispositivos móveis

Envelhecimento populacional, obesidade, má-alimentação e sedentarismo são os principais fatores responsáveis pelo aumento da Diabetes Mellitus e da Hipertensão Arterial ao redor do mundo. No Brasil, esses agravos  estão entre as causas recorrentes de internações por demanda espontânea no Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o objetivo de contribuir na qualidade do atendimento e do fluxo de trabalho das equipes de saúde, a UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso Descompensação do Diabetes Mellitus e alterações agudas da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). As matrículas podem ser realizadas AQUI e ficam disponíveis até 4 de janeiro.

A oportunidade educacional  é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA). 

TEMÁTICAS ABORDADAS E PÚBLICO-ALVO

Com carga horária de 30 horas e ofertado na modalidade a distância e sem a mediação de tutores, o curso aborda temas como avaliação de riscos e vulnerabilidades e o cuidado em saúde direcionado às complicações agudas do Diabetes Mellitus (DM) e da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). 

Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: recursos multimídias, cartilhas, infográficos, apresentações e e-books interativos. Como público-alvo da capacitação estão profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas pela capacitação. 

CERTIFICAÇÃO

O aluno poderá emitir a sua certificação após concluir todas as etapas e tarefas presentes na sala virtual e obter nota final maior ou igual a 70.0 (setenta). Para mais informações sobre as estratégias avaliativas do curso, visite a página de apresentação da capacitação no ambiente virtual de aprendizagem, o SAITE AVA. 

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 21/07/2022