Queixas Comuns: um tema, três cursos

Capacitações com inscrições abertas, gratuitas e a distância

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Como porta de entrada para o acolhimento das necessidades em saúde da população, a Atenção Primária também atende situações de urgência e emergência e as equipes devem estar aptas a atender o paciente inserido nesse contexto.

Entre os seus desafios, destacam-se aqueles relativos ao acesso e ao acolhimento, à efetividade e à resolutividade das suas práticas e à capacidade de gestão/coordenação do cuidado.

Com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde na assistência correta a essas demandas, a UNA-SUS/UFMA oferta três cursos do Programa “Queixas Comuns”, que buscam contribuir efetivamente para o fortalecimento da atenção básica no seu papel protagonista de produção e de gestão do cuidado integral em rede, impactando positivamente na vida das pessoas. Veja os cursos:

1.   Curso Cuidado em reações anafiláticas

As reações anafiláticas, uma das demandas mais comuns na Atenção Primária à Saúde, são queixas que precisam ser reconhecidas e tratadas em tempo hábil, caso contrário podem evoluir negativamente de forma rápida.

A capacitação apresenta os seguintes conteúdos: Classificação geral dos casos de demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde (APS); Organização do processo de trabalho das equipes de APS para o atendimento da demanda espontânea; Conceitos de anafilaxias, diagnóstico e tratamento da reação anafilática; Situações especiais; Prevenção e acompanhamento das reações anafiláticas; Fluxo de atendimento com classificação de risco e vulnerabilidade nos casos de reação anafilática.

2.   Curso Cuidado em crises epilépticas e epilepsia

O atendimento de pessoas com diagnóstico de epilepsia é comum na Atenção Primária à Saúde (APS). De modo a contribuir com a qualidade do atendimento e do fluxo de trabalho, o curso oportunizará ao estudante ter acesso aos recursos para avaliação dos riscos e vulnerabilidades relacionados às demandas espontâneas na APS, bem como diretrizes para organizar o processo de trabalho das equipes de atenção, além de revisar o manejo da crise epiléptica e epilepsia na APS.

Os profissionais que atuam nessa linha de cuidado devem conhecer as definições, classificações e os manejos corretos para esses casos, sendo fundamental diferenciar, por exemplo, epilepsia de crise epiléptica para melhor assistência ao usuário.

3.   Curso “Cuidado em casos de mordedura de animais e intoxicação por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos”

Casos de mordeduras por animais e intoxicação aguda por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos são comuns nas Unidades de Atenção e demandam estratégias de atendimento específicas. Após o curso, o estudante compreenderá o processo de classificação de risco e vulnerabilidades para organização do fluxo de trabalho das equipes de saúde e reconhecerá os cuidados relacionados aos casos de mordeduras por animais e intoxicação aguda por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos.

Os cursos têm como público-alvo profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, especialmente médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas e as inscrições podem ser feitas na plataforma saiteava.org.

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

Data de Publicação: 19/07/2022