Notícias

Políticas públicas para a comunidade de raros é tema do novo módulo do programa da DTED-UFMA sobre Doenças Raras

Capacitação é ofertada em parceria com Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Estão abertas as matrículas para o curso “Políticas públicas para pessoas com doenças raras”, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED-UFMA) em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A oferta educacional é on-line, gratuita e tem início imediato. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 04 de janeiro de 2023 por meio da plataforma saiteava.org.

As pessoas com condições raras de saúde enfrentam desafios constantes nas mais diferentes esferas da vida em sociedade, como a dificuldade de ter acesso a um diagnóstico qualificado, frequentar assiduamente a escola dado a periodicidade de consultas médicas e a falta de acessibilidade em muitos casos, o que pode resultar em invisibilidade e não garantia de direitos estabelecidos constitucionalmente.

Espera-se que ao concluir a capacitação, o estudante compreenda os conceitos de políticas públicas, os projetos de leis, as normas infralegais, o papel da sociedade na formulação dessas políticas e os impactos das iniciativas no contexto das pessoas com condições raras de saúde. 

Com carga horária de 30 horas, o cursista terá acesso a diversos suportes educacionais, como: infográficos interativos, PDF interativo, e-books, vídeos e PDF do tipo livreto. O público-alvo são pessoas com doenças raras, familiares, gestores  e profissionais dos mais diversos âmbitos interessados na temática da capacitação.

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta). O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

SOBRE O PROGRAMA

O programa de formação “Capacitação e Informação em Doenças Raras” é composto de seis cursos online, gratuitos e autoinstrucionais, sendo “Políticas públicas para pessoas com doenças raras” o terceiro a ser lançado. Nessa modalidade, o cursista poderá obter o certificado integral com carga horária de 180 horas assim que todos os módulos estiverem disponíveis para inscrições no ambiente virtual de aprendizagem - o Saite AVA

DTED/UFMA

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) é o setor responsável pela gestão da modalidade Educação a Distância na UFMA e reúne os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Cadastrado Por: Maiara
Ultima edição Por: Maiara
Data de Publicação: 15/07/2022