Notícias

Ministério da Saúde lança edital de chamamento para adesão ao Curso de Aperfeiçoamento Multiprofissional de Preceptores

Com carga horária mínima de 180 horas e máxima de 250 horas, o aperfeiçoamento terá duração média de seis meses. Os interessados podem se inscrever de 14 a 24 de julho de 2022

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde (SGTES) lança nesta segunda-feira (11/07) o Edital nº 6, de 8 de julho de 2022, que trata da seleção de preceptores que atuam em Programas de Residência Médica ou Residência em Área Profissional da Saúde, para adesão ao Curso de Aperfeiçoamento Multiprofissional de Preceptores para Integração Ensino e Serviço nos Territórios de Saúde.

O objetivo é contribuir para a formação de especialistas pautada no ensino-serviço-comunidade, por meio da oferta do Curso de Aperfeiçoamento Multiprofissional de Preceptores para Integração Ensino e Serviço nos Territórios de Saúde na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

O curso de aperfeiçoamento será ofertado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz Brasília, Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS) e a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).

As inscrições estarão abertas a partir das 9 horas do dia 14 de julho de 2022, até às 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília) do dia 24 de julho de 2022 deverão ser realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, disponível no Portalhttps://edital.unasus.gov.br/preceptores. Para acesso ao formulário de inscrição o candidato deverá, obrigatoriamente, fazer seu cadastro no Acesso UNA-SUS (criação de login e senha).

 Serão ofertadas 2.800 vagas para a realização do curso, observada a distribuição proporcional no território nacional. O profissional selecionado, que atender a todas as exigências estabelecidas neste Edital, fará jus ao recebimento mensal de um incentivo financeiro, pelo período máximo de seis meses.

O Aperfeiçoamento Multiprofissional será composto por nove áreas temáticas: Fundamentos do SUS; Gestão em Saúde; Atenção à Saúde; Promoção em Saúde; Valores Profissionais; Educação; Abordagem Familiar; Comunicação e Trabalho em Equipe.

Serão ofertados 22 microcursos, distribuídos nas áreas temáticas supracitadas, computando carga horária mínima de 180 horas e carga horária máxima de 250 horas a ser cumprida no prazo de seis meses.

Para acessar o edital e conhecer as regras, clique aqui.

Os candidatos deverão acompanhar o cronograma e suas eventuais alterações dispostas no Portal: https://edital.unasus.gov.br/preceptores.

Sobre a UNA-SUS

O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) foi criado em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

Coordenado pelo Ministério da Saúde, por meio da atuação conjunta da SGTES e da Fiocruz, o Sistema UNA-SUS conta com uma rede de 35 instituições de ensino superior, que trabalham oferecem cursos a distância na área da saúde gratuitamente, com direito a certificados de conclusão.

A UNA-SUS possui mais de 6 milhões de matrículas, e mais de 400 cursos ofertados para todo Brasil. Hoje, as ofertas educacionais cobrem todos os municípios brasileiros, sendo que aproximadamente 50% dos profissionais capacitados são oriundos da Atenção Básica. Clique aqui para saber mais sobre a UNA-SUS.

Fonte: SE/UNA-SUS

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 13/07/2022