DTED avança no Programa de Formação sobre Doenças Raras e oferta duas capacitações on-lines e gratuitas sobre a temática

Terceiro módulo abordará as políticas públicas e está previsto para ser lançado ainda em julho

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão oferta o Programa de Formação Capacitação e Informação em Doenças Raras com dois módulos já disponíveis: “Voluntariado no campo das Doenças Raras” e “Famílias raras e mães atípicas: apoio após o diagnóstico”. O terceiro módulo, que tem como objetivo abordar as políticas públicas voltadas à comunidade de raros, está no fim da linha de produção e previsto para ser lançado este mês.

As capacitações seguem com inscrições abertas e podem ser realizadas na plataforma saiteava.org. As oportunidades educacionais são desenvolvidas em um ambiente virtual inovador, com versão, também, para dispositivos móveis e tem início imediato.

O programa educacional foi planejado, de acordo com o professor-autor Natan Monsores de Sá, no âmbito dos Direitos Humanos. “O nosso objetivo durante a construção dos módulos foi capacitar as pessoas para entender como elas navegam dentro do cenário de políticas públicas, de assistência à saúde e da estrutura do estado para conseguir ajuda, se organizar e ter protagonismo. Dessa forma, o curso é interdisciplinar e com um recorte de Direitos Humanos com políticas voltadas para pessoas com doenças raras”, explicou.

O Programa tem como público-alvo profissionais de saúde envolvidos na reabilitação de pessoas com doenças raras, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e educadores físicos, bem como familiares, pacientes e demais pessoas interessadas no cuidado às pessoas com enfermidades atípicas.

Composto por seis módulos, o Programa tem conquistado números expressivos de matrícula com os dois cursos já disponibilizados e avança para o lançamento da sua terceira capacitação intitulada “Políticas Públicas para pessoas com Doenças Raras”, prevista para ser lançada ainda este mês.

O cursista poderá obter o certificado integral com carga horária de 180 horas assim que todos os módulos estiverem disponíveis para inscrições no ambiente virtual de aprendizagem ou receber o certificado por módulo, com carga horária de 30h.

O programa de formação sobre Doenças Raras é fruto da parceria entre a DTED/UFMA e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por intermédio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

DTED/UFMA

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) é o setor responsável pela gestão da modalidade Educação a Distância na UFMA e reúne os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Data de Publicação: 12/07/2022