Atenção à Saúde na Reabilitação Visual é tema de novo curso lançado pela UNA-SUS/UFMA

A capacitação é on-line e gratuita, certificada e tem início imediato.

No Brasil, há 6,5 milhões de pessoas com deficiências visuais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Parte fundamental do processo de inclusão voltado a essa população é oferecer atendimento adequado para que cada pessoa integrante dessa coletividade seja assistida de acordo com as suas necessidades individuais e tenha acesso pleno ao cuidado especializado dentro do Sistema Único de Saúde.

Diante desse cenário e com vistas a contribuir no aperfeiçoamento e na visibilidade das alternativas existentes relacionadas à reabilitação visual disponíveis no SUS, a UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso “Atenção à Saúde na Reabilitação Visual''. As matrículas podem ser realizadas AQUI e ficam disponíveis até 30 de novembro.

Resultado da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA), o curso é gratuito, ofertado na modalidade a distância, possui carga horária de 30 horas e tem início imediato.

A capacitação é destinada aos profissionais de saúde envolvidos no cuidado da pessoa com deficiência, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas no curso.

A oportunidade educacional está disponível em um ambiente virtual inovador e responsivo - adaptado a múltiplas telas e dispositivos - com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras). Durante a jornada de aprendizagem, o participante terá acesso aos diversos suportes educacionais presentes na oferta, a saber: recursos multimídia, e-books, material em PDF, infográficos e questionário.

TEMÁTICAS ABORDADAS

Por meio do curso, o estudante poderá ampliar os seus conhecimentos sobre deficiência visual, conhecer as estratégias de reabilitação/habilitação disponíveis no Sistema Único de Saúde a partir de uma perspectiva  interdisciplinar que favorece o itinerário do usuário dentro do SUS.

Dessa forma, a capacitação apresenta os seguintes conteúdos: contexto da deficiência visual, suas repercussões, diagnósticos e habilitação/reabilitação; impactos que a deficiência visual causa na vida dessas pessoas deficientes, familiares e cuidadores; fatores de risco e doenças que causam baixa visão em crianças; o processo de habilitação e reabilitação visual em crianças em diferentes faixas etárias; identificação de fatores e doenças que causam deficiência visual, bem como a avaliação da acuidade visual e visão funcional no adulto; definição de estratégias interdisciplinares para pessoas com deficiência visual; indicação de tecnologia assistiva e orientações para atividades de vida diária da pessoa com deficiência visual.

Ao concluir o curso, o estudante receberá o certificado reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

Data de Publicação: 11/07/2022