Órteses e próteses: entenda a diferença com o curso que já alcançou +10 mil matrículas

Amplie o conhecimento com a capacitação gratuita e 100% on-line

As órteses e próteses ortopédicas auxiliam as pessoas a recuperarem a autonomia e mobilidade no dia-a-dia, mas apresentam diferenças quanto ao desempenho. O acompanhamento e a indicação de uso das órteses, próteses e Meios auxiliares de locomoção é atribuição especialmente do fisioterapeuta, do terapeuta ocupacional e do médico.

Órteses: são dispositivos assistivos que têm alta prevalência de necessidade na população visando a melhoria das funções neuromusculoesqueléticas e o desempenho de atividades que envolvem as estruturas do tronco, membros superiores e dos membros inferiores.

Em geral, as órteses são indicadas com a finalidade de:

•  Imobilizar uma articulação ou um segmento corporal;
  •  Limitar movimentos indesejados;
  •  Controlar a motricidade;
  •  Auxiliar no movimento;
  •  Reduzir a força da sustentação de peso;
  •  Prevenir deformidades;
  •  Reduzir a dor causada pelo imobilismo.

Prótese é um dispositivo acoplado ao corpo humano para substituir a ausência de uma parte do corpo, geralmente da perna ou do braço. Por exemplo, os implantes dentários, em que o dente natural é substituído por um artificial. Sua prescrição é feita com avaliação do fisioterapeuta e demais profissionais responsáveis pelo tratamento do paciente.

Vale ressaltar que, as próteses são utilizadas em qualquer nível de amputação, seja membros superiores ou inferiores, enquanto a maioria das órteses, são utilizadas como auxílio dos membros superiores.

Amplie o conhecimento na capacitação

A UNA-SUS-UFMA oferta o curso “Prescrição, Concessão, Adaptação e Manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção”, que tem como objetivo central compreender os procedimentos referentes à prescrição de produtos ortopédicos e dispositivos auxiliares de locomoção não-cirúrgicos voltados para a população com deficiência física e mobilidade reduzida. Atualmente, o curso já ultrapassou a marca de mais de 10 mil matrículas em todo o país e inscrições seguem abertas no ambiente virtual de aprendizagem - o saiteava.org.

Com carga horária de 45 horas, o curso é ofertado na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional, totalmente gratuito e com início imediato. Tem como público-alvo profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, envolvidos na assistência e reabilitação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, tais como: médicos, enfermeiros, fisioterapêuticos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas.

A capacitação é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência -, do Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

Data de Publicação: 28/06/2022