Notícias

Cerca de 30% das pessoas com deficiência no Brasil são adolescentes, diz IBGE

Com foco nesse público, UNA-SUS-UFMA oferta capacitação gratuita e on-line

Quase 30% das pessoas com deficiência no Brasil são adolescentes, de acordo com os dados do IBGE 2019. Buscando qualificar o cuidado direcionado a essa parcela da sociedade de forma integrada, multidisciplinar e intersetorial, com ênfase na Atenção Primária à Saúde, a UNA-SUS/UFMA oferta o curso “Saúde da pessoa com deficiência na adolescência”. As matrículas podem ser realizadas até o dia 11 de julho.

A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/MS).

Com carga horária de 20 horas e início imediato, o curso é gratuito e ofertado na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutores. O público-alvo são profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde no contexto do SUS.

A oportunidade educacional é disponibilizada em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e como em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, tais como: e-books e infográficos, além de situações de aprendizagem ilustradas e contextualizadas e uma seleção de materiais complementares sobre o tema.

A capacitação tem como objetivo contribuir na qualificação do cuidado integral ao adolescente PcD, abordando aspectos como crescimento e desenvolvimento; acolhimento e o processo de reabilitação; interdisciplinaridade e intersetorialidade. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA. 

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 14/06/2022