Governo Federal lança oficialmente o curso Famílias Raras e Mães Atípicas ofertado em parceria com a UFMA

Curso tem início imediato!

Disponível para inscrições desde o dia 25 de maio, o curso “Famílias Raras e Mães Atípicas” foi lançado oficialmente nesta terça, 7, pelo Governo Federal. A cerimônia “Brasil pela vida e pela família” reforçou as ações para a proteção da vida desde a concepção, além da promoção dos direitos da família e das mulheres. Na ocasião, houve a apresentação, ainda, do curso “Casar é Legal” e o lançamento da exposição “Um Olhar Raro”. A capacitação é uma parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA). O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou do evento.

Ofertado na modalidade a distância e com metodologia autoinstrucional, o curso destaca, sobretudo, as mães atípicas, porque são elas que estão à frente do cuidado, além de fortalecer o vínculo parental com foco numa abordagem terapêutica no contexto das doenças raras.

“O objetivo é contemplar uma pauta importante que são as mulheres, mães, que vivenciam as internações, os tratamentos de seus filhos, assumindo uma carga de cuidado complexa, mas que supera a adversidade como um exercício de força individual. É preciso olhar para a mãe e para a família para além do diagnóstico, entendendo os papéis sociais que desempenham e principalmente suas preferências e necessidades”, destaca o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD/MMFDH), Claudio Panoeiro.

O curso tem como público-alvo profissionais de saúde envolvidos no cuidado às pessoas com doenças raras, além de familiares, pacientes e pessoas interessadas nessa temática. A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com versão, também, para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, tais como: apresentação interativa, material em PDF, e-book, infográfico e questionário.

SOBRE O PROGRAMA

O programa de formação “Capacitação e Informação em Doenças Raras” tem como objetivo apresentar as principais informações sobre doenças raras no que tange aos seus aspectos históricos, sociais e biológicos, o itinerário das pessoas inseridas nesse contexto, as políticas públicas voltadas à comunidade de raros, as necessidades e enfrentamentos das famílias raras e mães atípicas e a importância do voluntariado e empoderamento das pessoas com doenças raras.

Ao todo, o programa é composto de seis cursos online, gratuitos e autoinstrucionais (sem a mediação de tutores). Nessa modalidade, o cursista poderá obter o certificado integral com carga horária de 180 horas assim que todos os módulos estiverem disponíveis para inscrições no ambiente virtual de aprendizagem - saiteava.org.

Assista na íntegra a cerimônia.

TEXTO: Maiara Pacheco/DTED-UFMA com informações do MMFDH.

Data de Publicação: 09/06/2022